Hoje é 25 de fevereiro de 2024 14:59
Hoje é 25 de fevereiro de 2024 14:59

Goiás tem previsão de muito calor até o próximo domingo

Reportagem traz projeção do tempo nesta quinta, sexta, sábado e domingo com alerta de altas temperaturas
Ministério da Saúde recomenda o uso de protetor solar e evitar exposição direta ao sol entre às 10 e 16 horas // Foto: Climatempo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu no começo desta quinta-feira, dia 9, um alerta de onda de calor para estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais. 

O Inmet explica que o aviso de onda de calor de nível amarelo é emitido quando a previsão indica que as temperaturas (neste caso, especialmente as máximas) devem ficar 5ºC acima da média pelo período de dois a três dias consecutivos.

Em Goiás, institutos como Climatempo e o Cimehgo preveem uma média de temperaturas mínimas 25° e máximas de 39° desta quinta-feira, dia 8, até o próximo domingo, dia 12. O Ministério da Saúde faz as seguintes recomendações para a população se proteger em dias de calor extremo.

– Usar protetor solar;

– Evitar a exposição direta ao sol, em especial, entre às 10 e às 16 horas;

– Usar chapéus e óculos escuros;

– Proteger as crianças com chapéu de abas;

– Usar roupas leves e que não retêm calor;

– Diminuir os esforços físicos e repousar frequentemente em locais à sombra, frescos e  arejados.

Ainda de acordo com a previsão do Inmet, o forte calor deverá continuar, pelo menos, até meados da próxima semana, contudo, a área de abrangência do fenômeno deve sofrer alterações. A partir do sábado, dia 11, se a situação persistir, o aviso de onda calor será atualizado e poderá se expandir ou até mesmo ter o seu nível de severidade alterado.

Compartilhar em:

Notícias em alta