Hoje é 7 de abril de 2025 23:10

Goiás terá semana de sol e calor com possibilidade de chuvas isoladas

Previsão tem alerta para perigo potencial devido a tempestades em várias regiões do estado
Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás informa que a combinação de calor e umidade favorece formação de pancadas de chuva // Foto: Portal NG

A previsão do tempo para esta semana em Goiás aponta a permanência do sol entre nuvens, com temperaturas em elevação, podendo chegar a 35°C em algumas regiões do estado, e ocorrência de chuvas localizadas. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a combinação entre calor e umidade favorece a formação de instabilidades em diversas regiões do estado, que podem gerar precipitações irregulares, acompanhadas por ventos e raios.

Segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim, ainda há influência de uma frente fria que atuou nos últimos dias, mas que agora está mais distante. No entanto, o órgão ainda emitiu um alerta para perigo potencial devido a chuvas intensas.

“Ainda temos um pouco de nebulosidade e isso pode favorecer a formação diária de instabilidade. Mas aí, no caso, seriam chuvas mais isoladas, mais localizadas”, explica.

As temperaturas seguem elevadas em todo o estado. Na região oeste, os termômetros podem atingir os 35°C, com mínimas em torno de 22°C. No norte, as máximas previstas são de 34°C, com mínimas semelhantes. Já no sudoeste e sul, a variação fica entre 19°C e 32°C. Na região central, os valores oscilam de 19°C a 33°C. No leste goiano, as mínimas chegam a 17°C e as máximas, a 34°C.

Ainda segundo Amorim, uma nova frente fria deve avançar pela região Sudeste por volta do dia 10 de abril, o que pode ampliar a nebulosidade e reforçar áreas de instabilidade sobre o território goiano. Mesmo assim, a principal característica dos próximos dias será a presença do calor combinado com umidade, exigindo atenção da população para eventos climáticos pontuais.

“A expectativa é que fortaleça, amplia um pouco mais a questão do aumento da nebulosidade e com isso tenhamos a área de instabilidade. Então essa combinação calor-humidade vai continuar atuando durante a semana, é sempre interessante sim que as pessoas estejam atentas à questão da possibilidade dessas chuvas como ainda está acontecendo”, informa o gerente do Cimehgo.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta