Estudantes do Programa AlfaMais Goiás, que atua na alfabetização de crianças, receberão novos materiais escolares no início do ano letivo de 2025. O governador Ronaldo Caiado anunciou a entrega de kits literários e escolares em evento realizado nesta terça-feira (14/1), em Goiânia. Com investimento de R$ 17,3 milhões, cerca de 2 mil escolas de todos os 246 municípios do estado serão contempladas.
A iniciativa prevê a distribuição de 292 mil kits escolares, sendo 159 mil para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental e 133 mil para a Educação Infantil. Os kits literários, com 8 a 10 livros, serão usados em sala de aula, com 6,8 mil conjuntos destinados ao 1º ano, 6,7 mil ao 2º ano e 12,3 mil à Educação Infantil. De acordo com o governador, o objetivo da ação é garantir a alfabetização na idade certa e melhorar os índices de desempenho educacional.
Durante a solenidade, Caiado enfatizou a importância da parceria com os municípios para o sucesso no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Não existe primeiro lugar se não cuidarmos do ensino fundamental na base. Vocês são parceiros para que o governo tenha condições de entregar bons alunos para serem avaliados pelo IDEB e na realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Tudo começa com vocês”, salientou.
A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, ressaltou a qualidade dos materiais entregues e convocou os gestores municipais a distribuírem os kits às escolas e famílias. Além disso, o evento contou com a entrega do Selo Ouro – Educação, certificação que reconhece o empenho de quase 100% dos prefeitos goianos no cumprimento das metas de alfabetização do programa.
Criado em 2022, o Programa AlfaMais Goiás promove a alfabetização em colaboração entre Estado e municípios, já beneficiando 300 mil crianças com investimento total de R$ 80 milhões. A iniciativa visa consolidar estratégias conjuntas para alcançar a plena alfabetização nos primeiros anos do Ensino Fundamental e reforçar os resultados educacionais em todo o estado.