Na última terça-feira (16/7), o Governo de Goiás, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), abriu o período de cadastro e recadastro do Passe Livre Estudantil (PLE) para estudantes da Região Metropolitana de Goiânia e Anápolis. Os pedidos de inclusão ou renovação do benefício podem ser feitos até 30 de setembro. Estudantes que já atualizaram seus dados este ano não precisam se cadastrar novamente.
O PLE, integrante do programa Goiás Social, proporciona transporte gratuito para estudantes regularmente cadastrados, oferecendo até 48 viagens por mês. Este benefício visa combater a evasão escolar e garantir a mobilidade dos alunos.
Os alunos novatos devem realizar o cadastro, fornecendo informações e documentos pessoais, enquanto os veteranos precisam fazer o recadastramento para manter seus dados atualizados no sistema. Caso haja alguma irregularidade ou pendência documental, os candidatos têm até 31 de outubro de 2024 para regularizar sua situação.
Como se Cadastrar na Região Metropolitana de Goiânia:
Para iniciar o processo, os interessados devem acessar o site juventude.go.gov.br, preencher o formulário online e anexar os documentos necessários, incluindo RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de matrícula em instituição de ensino regular e foto 3×4. Após análise e aprovação, o cartão do beneficiário será entregue no Vapt Vupt escolhido, em até 10 dias após a inscrição. A retirada do cartão deve ser agendada através do site www.vaptvupt.go.gov.br/agendamento.
A cobertura do serviço abrange diversas cidades, incluindo Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, e outras da região.
Cadastro em Anápolis:
Estudantes de Anápolis devem realizar o cadastro presencialmente na sala de atendimento do Passe Livre – Urban, na sede da Secretaria Municipal de Integração Social, Cultura e Esportes, localizada na rua General Joaquim Inácio, nº 206. É necessário apresentar cópias do CPF, RG, comprovante de endereço, comprovante de matrícula e foto 3×4. Após aprovação, o cartão poderá ser retirado em até sete dias na unidade de referência do terminal urbano de Anápolis, na rua Tonico de Pina, no Setor Central.