Hoje é 4 de dezembro de 2024 05:25

Governo de Goiás intensifica ações de combate ao HIV

Estado notificou quase 8 mil casos da doença nos últimos 4 anos, com maioria sendo homens jovens e populações vulneráveis
Goiás recebeu o Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação do HIV em 2024 pelo trabalho realizado no combate à transmissão vertical da doença // Foto: Reprodução

Neste domingo (1º/12), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início à campanha Dezembro Vermelho, que marca o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A iniciativa, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e celebrada no Brasil desde 1988, tem como objetivo reforçar a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento do HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A campanha em Goiás incluirá uma série de atividades durante todo o mês, com destaque para ações de conscientização e eventos voltados à prevenção e cuidado. Segundo a SES, Goiás notificou 7.896 casos de infecção pelo HIV em pessoas com mais de 13 anos entre janeiro de 2020 e agosto de 2024, com maior prevalência entre homens de 20 a 29 anos. Nesse período, 1.344 mortes por Aids foram registradas no estado.

O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) ataca o sistema imunológico e, sem tratamento adequado, pode evoluir para a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). O vírus é transmitido por meio de relações sexuais sem preservativo, contato com sangue contaminado (como uso compartilhado de seringas ou instrumentos não esterilizados), e da mãe para o filho durante a gravidez, parto ou amamentação.

“É muito importante que estados e municípios implementem as ações de prevenção e controle, que envolvem a testagem para o diagnóstico precoce, o tratamento adequado. O HIV é uma infecção crônica que não tem cura, mas que tem tratamento e a pessoa em tratamento se torna indetectável, não sendo transmissível”, pontuou a assessora técnica da Subvs/SES, Cristina Laval.

A campanha começou com o Passeio Ciclístico e Caminhada – Um por todos e todos contra a Aids, realizado no Parque Areião, em Goiânia. Outra ação será o Dia D do Dezembro Vermelho, realizado na terça-feira (3/12), no Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-SOL).

Na ocasião, serão realizadas testagem para HIV, sífilis e hepatites A e B, consultas com infectologistas, exames de ultrassonografia e ecocardiograma, além de avaliações nutricionais, fisioterapêuticas e atendimento psicológico e social.

Em 2024, Goiás recebeu o Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação do HIV. A certificação, concedida pelo Ministério da Saúde em parceria com a OMS e a Opas, reconhece os esforços do estado na prevenção da transmissão vertical (de mãe para filho) do HIV.

Além do estado, os municípios de Anápolis, Jataí, Rio Verde e Trindade também receberam o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em assistência pré-natal, parto e acompanhamento pós-natal.

A SES reforça que as ações do Dezembro Vermelho são fundamentais para ampliar a conscientização sobre a prevenção e garantir o acesso ao tratamento. A campanha busca não apenas combater o preconceito, mas também proteger os direitos das pessoas que vivem com HIV, promovendo qualidade de vida e inclusão.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta