Hoje é 22 de fevereiro de 2024 05:29
Hoje é 22 de fevereiro de 2024 05:29

Governo Federal lança APP para bloqueio de celulares roubados

Ferramenta promete proteger cidadãos e empresas e reduzir crimes dessa natureza por meio de restrições de uso de dispositivos e de aplicativos bancários
Em 2022, um milhão de celulares foram roubados no país, conforme dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Na manhã desta terça-feira, dia 19, o governo federal lançou uma ferramenta digital para auxiliar no combate ao roubo e furto de celulares, o aplicativo Celular Seguro, que foi desenvolvido para bloquear de imediato dispositivos, linhas telefônicas e aplicativos bancários com apenas alguns cliques. 

Após a ativação do bloqueio, bancos, operadoras de telefonia e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) são imediatamente notificados, fortalecendo a ação de combate a crimes dessa natureza. Cada banco adotará medidas específicas, geralmente envolvendo a suspensão temporária de serviços ou bloqueio de contas, como parte do esforço conjunto para aprimorar a segurança.

Para usar a novidade no celular basta fazer o download do aplicativo e efetuar o registro utilizando a conta GOV.BR. Além disso, cada usuário cadastrado terá a capacidade de indicar contatos de confiança autorizados a realizar bloqueios em casos de roubo ou furto. A plataforma estará acessível por meio de uma página específica no site do Ministério da Justiça e também nas lojas de aplicativos da Apple e Google.

Celular Seguro também terá bloqueio de SMS e outros aplicativos

Divulgação oficial feita pelo Governo Federal sobre a tela inicial do novo aplicativo

O novo aplicativo registra as informações pessoais do usuário como nome completo, número de telefone, número de série e marca/modelo do dispositivo. Segundo o Termo de Uso divulgado, a Anatel coordena as operadoras de telefonia, enquanto a ABR Telecom receberá e validará pedidos de bloqueio de aparelhos móveis para encaminhamento às prestadoras parceiras. 

De acordo com o Governo Federal, o propósito central do Celular Seguro é desencorajar ocorrências desse tipo de crime, contribuindo para a redução das perdas e do transtorno enfrentado pelas vítimas. A iniciativa assume caráter urgente diante das alarmantes estatísticas: somente em 2022, um milhão de celulares foram roubados no país, conforme dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça, anunciou através das redes sociais que, nas próximas semanas, o Celular Seguro também incluirá a funcionalidade de bloqueio de SMS e outros aplicativos, ampliando ainda mais sua abrangência no combate a atividades criminosas relacionadas a dispositivos móveis.

Roubos de celular em Goiás

À reportagem do Portal Notícias Goiás a assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública de Goiás informou que Dados do Observatório de Segurança Pública de Goiás apontam uma redução de -4,7% no registro de furtos de celulares. Em 2022, entre janeiro e setembro, foram registrados 13.525 furtos e em 2023, no mesmo período, o número é de 12.974.

Sobre o número de roubos, a queda é de -25,36%. Em 2022, entre janeiro e setembro, foram registrados 8.438 roubos de celular em Goiás. No mesmo período, em 2023 foram contabilizados 6.298 roubos. Esses dados se referem aos números de todo o estado e não são regionalizados.

Compartilhar em:

Notícias em alta