Hoje é 22 de janeiro de 2025 12:41

Gracinha visita Mabel e anuncia nova unidade de restaurante popular em Goiânia

Coordenadora do Goiás Social e prefeito da capital se reuniram para alinhar estratégias e ações socioassistenciais para população vulnerável
Gracinha Caiado se reúne com prefeito Sandro Mabel e equipe para ampliar iniciativas sociais e beneficiar famílias da capital: “Podemos ampliar todos os programas, inclusive o Mães de Goiás” // Fotos: Rômulo Carvalho/Alex Malheiros

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União), recebeu nesta terça-feira (21/1), no Paço Municipal, a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, para alinhar parceria entre prefeitura e Governo do Estado para fortalecer as políticas sociais na capital. Em coletiva de imprensa, Gracinha anunciou a entrega de uma nova unidade do Restaurante do Bem na Região Noroeste, prevista para o segundo semestre deste ano.

Ações voltadas aos moradores em situação de rua lideraram boa parte da reunião, que contou com presença da secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos, Eerizania Freitas.

“O trabalho social é feito em parceria com o município. É uma alegria imensa nós podermos ampliar todos os programas que o Goiás Social vem fazendo aqui em Goiânia, e com o apoio da prefeitura nós vamos poder fazer muito mais. Logo vamos entregar outro Restaurante do Bem, na Região Noroeste, e o prefeito está nos ajudando a agilizar toda a documentação para que isso se torne uma realidade”, afirmou Gracinha Caiado.

Uma das primeiras ações conjuntas será a atualização do Cadastro Único (CadÚnico) em Goiânia, permitindo que mais moradores sejam beneficiados por iniciativas sociais do Estado.

“Podemos ampliar todos os programas, inclusive o Mães de Goiás”, afirmou Gracinha Caiado, destacando a importância da revisão de dados.

O programa Mães de Goiás, mencionado pela primeira-dama, transfere R$ 300 mensais para mulheres em situação de extrema pobreza com filhos de até seis anos. A iniciativa busca garantir segurança alimentar e melhorar a qualidade de vida dessas famílias.

Mabel celebrou a inauguração do Restaurante do Bem na Região Noroeste como um avanço importante.

“É esse nosso compromisso conjunto, reduzir desigualdades e construir uma cidade mais humana, que acolha e cuide de todos”, destacou o prefeito, ao ressaltar o compromisso em criar soluções inovadoras que atendam às necessidades da população mais vulnerável, reafirmando que o trabalho conjunto amplia os resultados.

Com 900 m² de área construída e capacidade de 205 pessoas no refeitório, o Restaurante do Bem da Região Noroeste oferecerá 1,2 mil refeições por dia, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h30 às 14h, para famílias em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, 75% da obra já foi concluída, e a OVG está selecionando fornecedores para execução dos serviços em andamento. O restaurante serve refeição a R$ 2,00.

A reunião contou também com a participação da primeira-dama de Goiânia, Karolyna Freitas; da vice-prefeita Coronel Cláudia; dos secretários estaduais César Moura (Retomada) e Wellington Matos (Desenvolvimento Social); da diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás, Adryanna Caiado; além de técnicos da área.

Ações conjuntas cara ajudar moradores de rua

A preocupação com os moradores em situação de rua liderou boa parte das discussões. Mabel reafirmou que a gestão não medirá esforços para resolver a questão.

“Me incomoda muito, eu acho indigno uma pessoa morar na rua, nós não podemos achar que isso é normal”, disse o prefeito, destacando a necessidade de ações conjuntas com o Estado para ajudar moradores de rua.

Ele enfatizou que cada caso exige uma abordagem individual e se comprometeu a investir o necessário para resolver o problema.

A secretária de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos, Eerizania Freitas, pontuou as primeiras ações.

“Primeiro, faremos um levantamento diagnóstico para saber quantas pessoas estão em situação de rua e entender a origem delas”, explicou Eerizania Freitas.

Ela ressaltou a importância de identificar as especificidades de cada grupo, estruturar uma rede de apoio com um Centro Pop adequado e promover a reinserção social e familiar desses indivíduos com dignidade e respeito aos seus direitos.

Casa da Pessoa Idosa – Além do Restaurante do Bem, o Governo de Goiás prepara a entrega da Casa da Pessoa Idosa da Vila Mutirão, no primeiro semestre deste ano. A estrutura contará com 24 unidades habitacionais mobiliadas e adaptadas às necessidades dos futuros moradores. Também terá um Centro Comunitário; sala de artesanato e terapia ocupacional; salão de festas; refeitório; ambiente para atendimento de enfermaria, fisioterapia e educação física; academia e piscina.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta