Hoje é 31 de março de 2025 01:47

Guarda Civil de Senador Canedo avança para se tornar Polícia Municipal

Acompanhando tendência nacional, Câmara Municipal aprovou mudança na nomenclatura para dar mais respaldo legal às ações da instituição
Defensores do projeto comemoraram a aprovação da mudança, considerada um passo importante para tornar Senador Canedo mais segura // Fotos: Xande Manso

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Senador Canedo deu, nesta terça-feira (25/3), um passo importante para se tornar Polícia Municipal. A alteração da nomenclatura foi aprovada durante sessão da Câmara Municipal, por meio do projeto de emenda à lei orgânica do município nº 001/2025, de autoria do vereador Wilian Coelho (PSB).

A mudança segue uma tendência nacional que busca valorizar as corporações municipais, ampliando seu papel na segurança pública. A ideia é fortalecer a presença da guarda e melhorar a proximidade, eficiência e agilidade no atendimento às demandas de segurança.

Com essa mudança, a instituição e seus integrantes terão autorização oficial para se identificar como Polícia Municipal. A nova nomenclatura, para o prefeito Fernando Pellozo (UB), vem reforçar o papel da corporação na segurança pública, na medida em que proporciona maior respaldo jurídico às suas atividades.

“Essa é uma grande conquista para a Guarda Municipal de Senador Canedo, que já está preparada, evoluiu e se desenvolveu ao longo dos últimos anos e, agora, alcança esse status. Com tudo isso, quem ganha é a população”, afirma Pellozo.

Vereador Wilian Coelho, autor do projeto que altera o nome da GCM

A nova nomenclatura também fortalece a atuação da GCM na proteção da população e na manutenção da ordem pública, garantindo mais segurança para os agentes e para a comunidade. Para os profissionais da segurança, a conquista representa um marco, já que passarão a atuar com maior reconhecimento e respaldo legal.

Na prática, a denominação de Polícia Municipal possibilitará à corporação ampliar sua atuação em ações preventivas e ostensivas, colaborando ainda mais com as demais forças de segurança pública.

“A gestão atual foi a que mais investiu em segurança pública no município. Inclusive, recebemos o título de 7ª cidade mais segura do estado de Goiás, e essa nova conquista garante mais amparo jurídico para atuarmos no dia a dia, proporcionando uma cidade cada vez melhor para a nossa população”, destaca Alexandre Ribeiro, comandante da GCM de Senador Canedo.

Para Ribeiro, a nova nomenclatura permitirá à guarda pleitear mais recursos e treinamentos específicos, aprimorando a prestação de serviços à comunidade.

O projeto agora segue para sanção do prefeito Fernando Pellozo e, posteriormente, será publicado no Diário Oficial do município, tornando-se lei.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta