Hoje é 1 de abril de 2025 18:03

Gustavo Mendanha reafirma que só se candidata em 2026 a cargo majoritário

Político afirma que tem duas opções: estar à disposição para disputar um cargo majoritário ou ajudar a coordenar campanhas do grupo político
Gustavo Mendanha, ex-prefeito de Aparecida de Goiânia: “O momento é de focar em ajudar a cidade Aparecida, focar em ajudar o Sandro lá em Goiânia e o Estado como um todo” // Foto: Rodrigo Estrela

O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (MDB) disse nesta quinta-feira (27/2) que somente se candidatará a cargo eletivo em 2026 se for para disputar eleição majoritária. O político, que renunciou ao cargo de prefeito em 2022 para disputar o governo de Goiás, afirma, ainda, que no momento está focado em colaborar com a administração do prefeito Leandro Vilela (MDB).

“Estou pronto para atuar naquilo que for importante, para ajudar, colaborar com o Daniel, com o governador Ronaldo Caiado. Não estou preocupado, de fato, em discutir nenhuma possibilidade. Acho que esse momento é focar em ajudar a cidade Aparecida, focar, de alguma forma, em ajudar o Sandro lá em Goiânia e o Estado como um todo”, disse, durante participação em evento em que Leandro Vilela anunciou a troca da iluminação pública do município.

Em 2026, em nível estadual estarão abertas quatro vagas de cargos majoritários: governador, vice-governador e duas cadeiras de senador. Mendanha avalia que a base governista tem bons quadros e citou a primeira-dama Gracinha Caiado (UB), que, para ele “será eleita senadora”.

“Se de alguma forma eu puder colaborar, estarei à disposição para disputar uma eleição majoritária, e já tomei uma decisão, que eu não estarei disputando nenhum cargo de deputado. Isso também é uma decisão já tomada”, reforçou, referindo-se à eleição para a Câmara dos Deputados, proporcional. Em 2026, serão eleitos 17 deputados federais por Goiás.

O político citou que tem duas opções: ou ele estará à disposição para disputar um cargo majoritário ou vai ajudar a coordenar campanhas, na região metropolitana, no Estado como um todo, ou até colaborando junto com o governador Ronaldo Caiado numa candidatura nacional.

“Aliás, ontem mesmo recebi a ligação de um grande amigo, ex-vereador, ex-prefeito de uma cidade de Santa Catarina, me procurando para poder se filiar ao União Brasil, e querendo já ajudar o governador Ronaldo. Então, de alguma forma, também eu tenho já feito aí algumas conversas para ajudar o nosso governador”, falou.

Questionado se está no seu radar assumir algum cargo para auxiliar o governador Caiado, Gustavo Mendanha disse que nesse momento não tem muito desejo deatuar como secretário do Estado, até por estar a um ano do período de descompatibilização.

“No passado, tive uma sondagem. Claro que o governador tem um time muito bom. E eu acho que ele já está muito bem servido. Inclusive, nos próximos dias, devo conversar com ele. Mas, a princípio, não passa por uma atuação em nenhuma secretária do governo do Estado”, finalizou.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta