Hoje é 25 de fevereiro de 2024 16:38
Hoje é 25 de fevereiro de 2024 16:38

Hospital Municipal de Aparecida está entre os 20 melhores da América Latina

Unidade administrada pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein ocupa o 18º lugar na lista organizada pela América Economia e IntelLat, sendo o 5º melhor hospital brasileiro, o 2º da rede pública do País e o 1º do Centro-Oeste
Inaugurado em dezembro de 2018, o HMAP é o maior hospital do Estado construído por uma prefeitura e tem capacidade para realizar, mensalmente, mais de 1.100 internações clínicas e oito mil consultas médicas ambulatoriais // Fotos: Jhoney Macena

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP) foi eleito, nesta semana, o 18º melhor no Ranking de Clínicas e Hospitais da América Latina. A posição também representa o 5º melhor hospital brasileiro dentre os 20 primeiros colocados, o 2º da rede pública do País e o 1º do Centro-Oeste do Brasil. O HMAP é administrado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

A premiação, promovida há mais de uma década, é realizada pela revista América Economia, empresa de destaque no mercado de publicações sobre economia e negócios na América Latina, e pela empresa de pesquisas IntelLat. Segundo a prefeitura, o levantamento de dados para o ranking durou mais de três meses e envolveu 46 hospitais de 10 países latino-americanos.

Os critérios de avaliação foram baseados na experiência e segurança do paciente, resultados clínicos, tecnologia, prestígio, equipes das instituições, eficiência, produção de conhecimento, telemedicina e sustentabilidade. Os dados foram verificados, homologados e padronizados para as diferentes formas de mensuração e resultados nos países participantes.

No ranking, dois hospitais privados brasileiros ocupam a 1ª e a 2ª colocação, sendo, respectivamente, o Israelita Albert Einstein do Morumbi e o Sírio Libanês, ambos situados em São Paulo (SP). Já os dois melhores de rede pública da lista também são do Brasil: O Hospital Municipal Vila Santa Catarina na 13ª posição e o HMAP na 18ª, ambos geridos pelo Einstein.

Prefeito parabeniza trabalhadores: ‘Saúde é prioridade em nossa cidade’

Para o prefeito Vilmar Mariano, o HMAP é um orgulho para o Brasil, para Goiás, para Aparecida, para o Sistema Único de Saúde (SUS) e também para a América Latina.

“Nossa cidade se alegra com esse ranking, que demonstra, mais uma vez, a capacidade e a importância do HMAP para salvar vidas e promover o bem-estar para milhares de pessoas. Quero parabenizar todos os trabalhadores envolvidos neste sucesso e dizer que faremos cada vez mais. A Saúde é prioridade em nossa cidade”, disse.

O secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, considera que a conquista motiva os trabalhadores da saúde a seguir aprimorando o serviço oferecido à população.

“O HMAP recebe mais essa distinção devido aos investimentos realizados pela prefeitura, à sua equipe altamente capacitada, ao atendimento humanizado, à tecnologia envolvida nos processos e à permanente busca pela excelência em todos os setores. É uma instituição que cumpre a sua função social com louvor”, destaca Magalhães.

Inaugurado em dezembro de 2018, o HMAP é o maior hospital do Estado construído por uma prefeitura e tem capacidade para realizar, mensalmente, mais de 1.100 internações clínicas, oito mil consultas médicas ambulatoriais, sete mil exames de imagem, 645 cirurgias eletivas e 250 procedimentos hemodinâmicos. A unidade conta com 235 leitos operacionais, sendo 35 UTI´s adultas e 10 pediátricas, 180 apartamentos e 10 salas cirúrgicas. O acesso aos serviços do hospital é feito via Central Municipal de Regulação.

Compartilhar em:

Notícias em alta