Hoje é 22 de fevereiro de 2024 04:33
Hoje é 22 de fevereiro de 2024 04:33

Iluminação por LED já é realidade em mais de 15 parques em Goiânia

Iniciativa gera economia para os cofres públicos e protege o meio ambiente, uma vez que as novas lâmpadas de tem uma vida útil superior às tradicionais luminárias de sódio
A Amma pede a colaboração da população para denunciar furtos de fiação nos parques no número de telefone 153 da Guarda Civil Metropolitana (GCM) // Foto: Ascom Pref. de Goiânia

A Prefeitura de Goiânia modernizou a iluminação de 15 parques públicos ao longo dos últimos três anos na Capital. A substituição das lâmpadas de sódio por LED é conduzida pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra).

Um dos exemplos desta modernização é a que está instalada no Parque Lourival Lousa (Flamboyant) recebeu 86 pontos de iluminação de LED em novembro de 2023, proporcionando maior sensação de segurança e eficiência energética. Em outubro do ano passado, em comemoração aos 90 anos da cidade, o Parque Lago das Rosas teve 190 luminárias substituídas, enquanto o Parque Municipal Marcos Antônio Machado, inaugurado em novembro, foi totalmente iluminado com LED.

“A nossa meta é modernizar todo parque luminotécnico da Capital. Além de trazer uma maior sensação de segurança para a população, também gera economia para os cofres públicos e protege o meio ambiente, uma vez que as lâmpadas de LED tem uma vida útil muito superior às tradicionais, de sódio”, afirma o prefeito Rogério.

Em agosto de 2023, o Parque Vaca Brava também passou pela modernização luminotécnica, acompanhada pela adição de novos espaços e atrativos. O Parque Leolídio Di Ramos Caiado, alvo de vandalismo, teve sua iluminação LED recomposta em abril de 2023, com a reconstrução de 4.650 metros de cabos elétricos.

Em maio, o Parque Taquaral, após a determinação do prefeito Rogério, e em fevereiro, o Parque Beija-Flor, receberam modernização luminotécnica. Em julho de 2022, a manutenção da iluminação atingiu o Parque Sabiá, e em setembro, o Bosque Bougainville. Em 2021, diversos parques, como o Nova Esperança, Jardim Botânico, Baliza, e Itaipu, também foram beneficiados com a iluminação de LED.

De acordo com a administração municipal, apesar dos avanços, atos de vandalismo persistem, prejudicando a população. Para combater os furtos, a Prefeitura adotou medidas como caixas de energia subterrâneas e fiação de alumínio em substituição ao cobre. A Amma pede à população que denuncie furtos pelos números 153 da Guarda Civil Metropolitana. A segurança dos parques é coordenada pela Coordenadoria de Policiamento Ambiental da GCM, que realiza rondas para inibir os assaltantes.

Compartilhar em:

Notícias em alta