Hoje é 22 de fevereiro de 2024 04:50
Hoje é 22 de fevereiro de 2024 04:50

Instituto meteorológico emite alerta de chuvas para 40 municípios goianos

Confira previsão do tempo para Aparecida de Goiânia e na capital para essa semana que promete chuvas isoladas
Instituto meteorológico emite alerta de chuvas para 40 municípios goianos

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu no início desta manhã um boletim que indica a previsão de chuvas intensas, acompanhadas por rajadas de vento de 60 km/h e raios em Goiás. O alerta cita 40 cidades com possibilidades de temporal para esta segunda-feira (29).

O alerta destaca que, ao longo desta semana, as chuvas serão irregulares devido à combinação de calor e umidade, favorecendo a formação de áreas de instabilidade. Isso pode resultar em pancadas de chuva isoladas, especialmente na região centro-norte de Goiás.

Em relação à capital, Goiânia, a Cimehgo prevê uma variação de nebulosidade, presença de sol e ocorrência de pancadas de chuva isoladas nesta segunda-feira. A temperatura máxima pode atingir 31ºC, com umidade relativa do ar variando entre 45% e 95%. De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ao longo da semana, nesta terça a capital pode ter chuva e queda de temperatura. A mínima pode chegar a 21º C e a máxima 34º C. Entre quarta e sexta o clima pode ter chuvas isoladas e nuvens encobertas com variação de temperatura mínima de 21º C e máxima de 31º C.

Já em Aparecida de Goiânia, de acordo com o Inmet, prevê chuvas isoladas, nuvens encobertas, ventos fracos e temperaturas mínimas de 19º C e 23º C e máximas de 28º C e 33º C, entre segunda e sexta-feira. 

Em Goiás, o Cimehgo projeta que até quarta-feira as temperaturas na região sudoeste do estado serão mais elevadas, devido à influência de uma massa de ar seco e quente proveniente da Argentina. A Cimehgo alerta para a possibilidade de chuvas localmente fortes, acompanhadas de rajadas de vento e raios, podendo ocasionar quedas de árvores e alagamentos.

Diante das rajadas de vento, o Inmet recomenda evitar abrigar-se sob árvores e estacionar próximo a torres de transmissão ou placas de propaganda, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Além disso, o instituto orienta a evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Veja lista de cidades com alerta de temporal

Água Fria de Goiás

Alto Paraíso de Goiás

Alvorada do Norte

Amaralina

Bonópolis

Campinaçu

Campinorte

Campos Belos

Cavalcante

Colinas do Sul

Divinópolis de Goiás

Estrela do Norte

Flores de Goiás

Formosa

Formoso

Guarani de Goiás

Mambaí

Mara Rosa

Minaçu

Monte Alegre de Goiás

Montividiu do Norte

Mundo Novo

Mutunópolis

Niquelândia

Nova Roma

Novo Planalto

Porangatu

Posse

Santa Tereza de Goiás

São Domingos

São João d’Aliança,

São Miguel do Araguaia

Sítio d’Abadia

Teresina de Goiás

Trombas

Uirapuru

Uruaçu

Compartilhar em:

Notícias em alta