Hoje é 16 de setembro de 2024 16:22

Investigadores recuperam gravação das caixas-pretas de avião que caiu em Vinhedo-SP

O relatório preliminar da investigação deverá ser divulgado em 30 dias; Passageira relata má-conservação da aeronave em mensagens enviadas à família antes do embarque
O CEO da Voepass, Eduardo Busch, assegurou que os pilotos eram experientes e que todos os sistemas operacionais da aeronave funcionavam no momento da decolagem // Fotos: FAB Divulgação

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) extraiu todo o conteúdo das caixas-pretas do avião que caiu em Vinhedo (SP), informou o brigadeiro Marcelo Moreno neste domingo (11/8). O acidente, ocorrido na sexta-feira (8/8), resultou na morte de 62 pessoas. Agora, o material será analisado por investigadores em Brasília, enquanto os motores serão examinados em São Paulo para verificar se estavam em plena potência no momento do acidente.

Especialistas indicam que a queda em espiral sugere um possível estol, uma perda de sustentação que impede o voo. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou que o avião, um ATR-72-500 da VOEPASS, estava com a documentação em dia, e a tripulação, devidamente habilitada. O relatório preliminar da investigação deverá ser divulgado em 30 dias. Às 9h deste domingo (11/8), o Corpo de Bombeiros informou que as equipes finalizaram a mobilização de retirada de todos os corpos das vítimas às 22h45 do sábado (10/8).

O CEO da Voepass, Eduardo Busch, assegurou que os pilotos eram experientes e que todos os sistemas operacionais da aeronave funcionavam no momento da decolagem. Entretanto, uma passageira, Rosana Santos Xavier, de 23 anos, relatou medo antes do voo em mensagens enviadas à família, mencionando problemas como uma poltrona quebrada, conforme informou matéria publicada na agência de notícias da Folha de São Paulo.

O Papa Francisco, em discurso no Vaticano neste domingo (11/8), pediu orações pelas 62 vítimas do acidente em Vinhedo. O pedido foi feito durante sua fala na Praça São Pedro, diante de uma multidão, onde, segundo o Vaticano, havia brasileiros presentes com bandeiras verde-amarelas.

Compartilhar em:

Notícias em alta