Hoje é 21 de fevereiro de 2024 12:52
Hoje é 21 de fevereiro de 2024 12:52

IPVA 2024 pode ser parcelado em até 10 vezes e ter desconto de 7% se for pago à vista

Boletos estarão disponíveis exclusivamente pelo aplicativo ou site do DetranGO ON ou nas unidades do Vapt Vupt a partir de 1º de janeiro de 2024
Contribuintes cadastrados na Nota Fiscal Goiana podem usufruir de até 10% de desconto no imposto ano que vem // Foto: Agência Cora

A Secretaria da Economia do Governo de Goiás divulgou as datas do calendário para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no ano de 2024. O Estado oferecerá desconto de 7% para aqueles que optarem pelo pagamento à vista em parcela única no mês de janeiro.

O novo calendário apresenta três modalidades para quitação do débito. Pagamento da primeira parcela ou parcela única com desconto em janeiro, pagamento em dez parcelas ao longo do ano, ou pagamento na data do vencimento em parcela única sem desconto. Para placas com finais 1 e 2, o parcelamento será estendido a 9 meses. O calendário completo está disponível clicando aqui.

A tabela Fipe, utilizada pelo governo para avaliar o valor venal de veículos usados, registrou uma média de redução de 2,78%, beneficiando uma parcela dos motoristas. A geração dos boletos estará disponível exclusivamente pelo aplicativo DetranGO ON, site (www.detran.go.gov.br) ou nas unidades do Vapt Vupt a partir de 1º de janeiro de 2024.

A pasta da Economia reforça que a parceria entre as prefeituras e o Estado na arrecadação do IPVA, é revertida em benefícios para ambos, uma vez que metade do imposto é revertido para o município onde o veículo é licenciado. Em 2023, o IPVA já arrecadou mais de R$ 3 bilhões, representando um crescimento de 50% em relação a 2022.

Além do desconto de 7% para pagamento à vista, os cadastrados na Nota Fiscal Goiana podem usufruir de até 10% de desconto no IPVA. Veículos populares e motocicletas com características específicas também desfrutam de reduções significativas. O governo de Goiás isenta veículos com mais de 15 anos de uso do pagamento do IPVA e concede isenções para PcD, ônibus ou micro-ônibus de passageiros de turismo ou escolar, bem como para veículos novos adquiridos em concessionárias goianas, além de proporcionar redução na base de cálculo para locadoras de veículos.

Compartilhar em:

Notícias em alta