Hoje é 21 de novembro de 2024 19:47

Irmãs siamesas recebem alta e vão para casa pela primeira vez em Goiânia

Mãe precisou receber treinamento do hospital para continuar os cuidados especiais que as crianças necessitam
Siamesas têm alta do Hecad depois de melhora no quadro de saúde // Fotos: Ruber Couto

As gêmeas siamesas Lara e Larissa, que nasceram em outubro de 2023, receberam alta hospitalar nesta quarta-feira (07/08) após nove meses de internação no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia.

Unidas pelo tórax e abdômen, as gêmeas compartilham órgãos dos sistemas digestivo, reprodutivo e urinário. Além disso, possuem uma única membrana que envolve o coração, o miocárdio. As irmãs vieram ao mundo no Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu), onde passaram por dois meses internadas antes de serem transferidas para o Hecad, no dia 5 de dezembro do ano passado. Dessa forma, esta será a primeira vez que as crianças vão para casa.

De acordo com a pediatra Camila Assis, responsável pelo caso, a alta foi possível devido à estabilização do quadro de saúde das crianças. “Lara e Larissa superaram inúmeras adversidades, incluindo paradas cardiorrespiratórias, episódios de síndrome do desconforto respiratório, hipertensão pulmonar e sepse”, relatou a médica. “Hoje, elas estão com 3,9 quilos cada uma e, apesar de ainda se alimentarem por sonda e Larissa necessitar de catéter de oxigênio, estão estáveis e sorridentes.”

Kátia Márcia Cardoso, mãe das gêmeas e natural de Parauapebas, no Pará, recebeu um treinamento com a equipe do Hecad para aprender os cuidados especializados dos quais as filhas irão necessitar quando estiverem em casa.

“Os profissionais do Hecad se tornaram nossa família aqui em Goiás. Eles cuidaram das nossas filhas com todo carinho e me ensinaram a realizar os cuidados necessários em casa. Estou segura e feliz por finalmente ter a família toda reunida novamente”, expressou Kátia.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta