Hoje é 1 de abril de 2025 18:08

Jeferson Rodrigues articula candidatura ao Senado em 2026

Deputado federal aposta em retomada da presidência do Republicanos para reestruturar o partido e se tornar opção para a base do governador Ronaldo Caiado
Jeferson Rodrigues é pastor licenciado da Igreja Universal e já foi eleito deputado estadual em duas ocasiões nos anos de 2014 e 2018 // Foto: Alego

O deputado federal Jeferson Rodrigues (Republicanos) tem articulado para disputar uma vaga para o Senado Federal em 2026 pela base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Seu nome tem ganhado força nos bastidores como possível representante do Republicanos na chapa majoritária. Pastor licenciado da Igreja Universal, Rodrigues tem ampliado sua articulação política, buscando apoio de prefeitos, lideranças regionais e setores religiosos e conservadores, que possuem forte influência no eleitorado goiano.  

A candidatura do deputado pode ser considerada uma alternativa governista para a sucessão no Senado e um possível enfrentamento à oposição. O Republicanos já manifestou interesse em lançar um candidato ao cargo, e Rodrigues surge como um dos principais nomes da legenda. Segundo aliados, a decisão dependerá do cenário político e das negociações dentro do grupo governista nos próximos meses.

Vale destacar que o pastor foi suplente de deputado estadual em Goiás nas eleições de 2010 e depois venceu as eleições pelo então Partido Republicano Brasileiro (PRB) nas eleições de 2014 e 2018, sendo que nesta última, sua sigla integrou aliança partidária com o MDB do atual vice-governador Daniel Vilela. 

Em 2022, já como Republicanos, o partido lançou Jeferson com sucesso na disputa para deputado federal e ele angariou 56.026 votos, tendo a terceira menor votação entre os 17 eleitos. Na ocasião, a sigla aliou-se ao então candidato Gustavo Mendanha que estava filiado ao Patriota e que ficou em segundo lugar nas eleições contra Caiado que garantiu sua reeleição.

Jeferson que já foi presidente estadual do Republicanos em Goiás articula também para retomar o comando do partido e reconstruir suas bases, em especial nos dois três maiores colégios eleitorais de Goiás – Goiânia, Aparecida e Anápolis – em que o partido perdeu cadeiras no parlamento e nas chefias do executivo municipal. 

Roberto Naves e Rogério Cruz, foram os dois últimos prefeitos de duas dessas três cidades e não tiveram sucesso na reeleição, seja lançando nome próprio, mesmo em outro partido, o caso de Rogério. Ou indicando sucessor, como foi o caso de Naves em Anápolis. E na Assembleia Legislativa dos 41 deputados em exercício, somente dois são do Republicanos.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta