O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, assinou nesta quinta-feira (27/2) o contrato de Parceria Público-Privada (PPP) para trocar toda a iluminação pública do município por luminárias de LED que, segundo Leandro, irão oferecer maior eficiência energética e redução de custos operacionais.
“Nós teremos uma iluminação muito melhor, eficiente, com um custo muito mais baixo, com uma economia de algo em torno de 55 a 60%. E com a iluminação muito mais eficiente, melhor, trazendo segurança, embelezamento, economicidade”, afirma o prefeito Leandro Vilela.
A previsão é que 60 mil pontos de iluminação sejam modernizados até o Natal de 2025, podendo chegar a 73 mil até o fim da concessão, que terá duração de 24 anos. O investimento total no projeto é de R$ 581 milhões. Conforme explicado pela prefeitura, as luminárias de LED consomem até 75% menos energia que as lâmpadas fluorescentes e incandescentes, proporcionando uma economia superior a 60% nos gastos com eletricidade.
“Além de um aspecto noturno muito mais agradável, essa modernização resultará em economia para os cofres públicos, permitindo que os recursos sejam direcionados para outras áreas prioritárias”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Wagner Siqueira.
Além da substituição da iluminação pública, a PPP prevê a instalação de iluminação especial em monumentos históricos e a montagem de iluminação temática de Natal.
“Aparecida hoje, tem 59 mil pontos de iluminação, o projeto chega a contemplar até 73 mil pontos, com a possibilidade de ter um aditivo de 5% nos pontos de iluminação. Dessa forma, não só a iluminação das ruas, mas também das praças, todos os pontos serão substituídos”, afirma o prefeito Leandro Vilela.
A nova infraestrutura será gerenciada por um sistema automatizado que permitirá o monitoramento em tempo real das luminárias, garantindo uma resposta rápida a falhas e problemas técnicos. Além disso, no futuro, as luminárias poderão incorporar tecnologias como transmissão de dados e Wi-Fi público.
“A iluminação pública de Aparecida será a melhor do estado de Goiás”, diz Vilela

O representante do Consórcio Luz Pública Aparecida, Renato Rossete, afirmou que o sistema poderá evoluir para um modelo integrado de segurança pública, permitindo o controle do trânsito e até mesmo auxiliando na localização de pessoas desaparecidas.
“Aparecida poderá inovar mais uma vez com a implantação, no futuro, de um sistema revolucionário de segurança pública capaz de transmitir os dados da iluminação pública para que a prefeitura tenha controle do trânsito, da movimentação na cidade e até de pessoas desaparecidas”, argumentou o executivo.
A cerimônia de assinatura do contrato contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, Gilsão Meu Povo, que elogiou a iniciativa.
“O povo aparecidense está feliz com essa ação da prefeitura, que iluminará toda a cidade”, declarou.
O evento também reuniu vereadores, secretários municipais e representantes do setor produtivo, como o presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Max Coelho.
Segundo o prefeito, essa parceria representa um marco para a cidade.
“A iluminação pública de Aparecida será a melhor do estado de Goiás”, diz Vilela