Hoje é 30 de abril de 2025 00:00

Mabel anuncia desapropriação do Jóquei para abrigar Palácio da Cultura

Primeiro clube da capital, espaço está abandonado há mais de década e será utilizado com foco em atividades culturais, educacionais e de lazer
Construção de quase uma quadra no Centro será utilizada para novo equipamento cultural com foco em atividades culturais, educacionais e de lazer // Fotos: Arquivo/Alex Malheiros

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), anunciou nesta segunda-feira (28/4) a desapropriação do imóvel onde funcionava o antigo Jóquei Clube de Goiás, no Setor Central. O pagamento será feito por meio do perdão de uma dívida de R$ 168 milhões que o clube tem com o município.

O objetivo é transformar o local no Palácio da Cultura, espaço voltado para atividades culturais, educacionais e de lazer. A requalificação do prédio foi um compromisso de campanha do prefeito.

“A recuperação do Jóquei Clube é um passo importante para resgatar a cultura e a arquitetura da cidade, ajudando ainda mais na revitalização do centro, que vai ter o Palácio da Cultura como ponto de encontro e uso coletivo”, afirmou Mabel.

O imóvel passará por estudos técnicos para definir sua readequação, preservando seu valor arquitetônico e cultural. A ação segue as diretrizes do Plano Diretor de Goiânia, priorizando a recuperação de estruturas existentes.

‘O Estado vai entrar em parceria com o prefeito’, diz Caiado

Projetado por Paulo Mendes da Rocha, o edifício do Jóquei Clube de Goiás é um marco da arquitetura moderna brasileira. O clube foi fundado em 1935, o primeiro da então nova capital Goiânia. Sua desapropriação faz parte da estratégia da prefeitura para revitalizar o centro da cidade.

Nas últimas décadas, diversas tentativas de revitalização foram discutidas, incluindo projetos de transformação da sede do clube em centro cultural ou espaço multiuso, mas nenhuma foi concretizada até agora.

Durante o anúncio da desapropriação, o governador Ronaldo Caiado elogiou a iniciativa.

“O Estado vai entrar em parceria com o prefeito Sandro Mabel para resgatar aquele espaço, criando toda uma nova dinâmica funcional naqueles prédios”, afirmou Caiado, destacando que o local está abandonado há décadas.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta