O prefeito Sandro Mabel anunciou na manhã desta terça-feira (07/01) a abertura de novas vagas para a Educação Infantil e o início do período de pré-matrícula para alunos novatos nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs) de Goiânia. O chefe do executivo atendeu à imprensa nesta manhã no CMEI João Pedro Calembo, no Residencial Vale do Araguaia.
De acordo com o anúncio, o período oficial de pré-matrícula começa ao meio-dia de hoje clicando aqui e consiste na solicitação de vaga na unidade educacional escolhida pelos pais ou responsáveis, conforme a faixa etária da criança. O procedimento é acessível apenas para quem realizou o Cadastro Antecipado, que foi feito de forma on-line pelo site da Secretaria Municipal de Educação no final de 2024. A secretária de Educação, Giselle Faria, orientou que os pais ou responsáveis acessem o site da SME com o CPF em mãos para realizar a inscrição. Após confirmar o cadastro, será gerado um recibo em PDF, que pode ser salvo ou impresso. Em seguida, os documentos da criança devem ser levados à unidade de ensino escolhida para validar a matrícula.
Durante entrevista a um telejornal, o prefeito Sandro Mabel explicou como pretende ampliar as vagas e detalhou o plano para alcançar a meta de matricular cerca de 10 mil crianças na educação infantil até o final do primeiro semestre. Sobre a previsão da quantidade de vagas a serem abertas, Mabel explicou o planejamento que será executado ao longo do primeiro semestre de 2025. “Nós temos uma programação de abrir cerca de 9 ou 10 mil vagas. Nós estamos lançando hoje, no início da matrícula, 2.750 vagas a mais do que nós tínhamos. Temos vários convênios que foram assinados com várias entidades beneficentes. Fizemos a readequação de espaços. No mês de fevereiro continuaremos as negociações para abrir novos espaços. Enviaremos para Câmara um projeto de lei que nos permitirá comprar vagas em escolas particulares e nós queremos chegar em Março com 6 mil vagas a mais e até junho com as 10 mil vagas que nos comprometemos”, explicou.
O prefeito também citou futuros parceiros da educação privada dos quais pretende comprar vagas e disse que irá analisar a possibilidade de abrir salas de aula em estruturas modulares em espaços dentro dos cmeis já existentes na rede municipal de educação. “As vagas serão abertas de forma gradativa. Vamos pedir aos vereadores que realizem uma sessão extraordinária para votar o projeto que enviaremos o mais breve possível. Igrejas como a Videira vão nos reservar cerca de 150 vagas e a Igreja Terra Fértil 1.150 vagas, por exemplo. Temos espaços nos Cmeis em que podemos instalar salas modulares que também podem ser uma alternativa para que possamos abrir novas turmas. Queremos comprar as vagas de acordo com a demanda em diferentes bairros e regiões da cidade”, comentou.
Mães trabalhadoras serão atendidas em horário estendido
Uma das novidades anunciadas pelo prefeito é a adaptação dos horários de funcionamento em algumas unidades. O CMEI da região do Ceasa, por exemplo, terá horários ajustados para atender mães que começam a trabalhar de madrugada. “As mães que saem às 4h ou 5h da manhã precisam de um horário diferenciado. Estamos ajustando o atendimento para melhor atender essa necessidade”, disse o prefeito.
Mabel também informou que Goiânia tem atualmente 30 obras de CMEIs em diferentes estágios de execução. A prefeitura está revisando contratos e avaliando obras paradas. Apesar das dificuldades financeiras, a prioridade é garantir vagas imediatamente. “A construção leva tempo, mas as vagas precisam ser criadas agora. Nossa preocupação imediata é com o atendimento às crianças, e não com as obras”, explicou.
O prefeito também informou que a gestão municipal está reestruturando o quadro de profissionais, reintegrando professores às salas de aula e revisando licenças médicas. Caso necessário, haverá novas contratações. “Não vai faltar professor. A secretária de Educação está trabalhando para ajustar a rede, e, se precisarmos, contrataremos mais profissionais”, garantiu Mabel.