Hoje é 20 de abril de 2025 07:47

Mabel diz que em 1 ano e meio Goiânia estará com semáforos sincronizados

Nesta segunda-feira, prefeito entregou de intervenções nas avenidas Itália e Milão para melhorar mobilidade na Região Sudoeste da capital
Obras concluídas incluem implantação de semáforos, criação de novos retornos e reconfiguração de vias: medidas visam reduzir riscos de acidentes e melhorar fluidez do trânsito na região // Fotos: Alex Malheiros

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), entregou nesta segunda-feira (24/2) obras viárias nas avenidas Itália e Milão, na Região Sudoeste da capital. A iniciativa impacta diretamente moradores e comerciantes de bairros como Vila dos Alpes, Jardim América e Setor Sudoeste.

As intervenções, paralisadas por cinco meses na gestão anterior, incluem a instalação de semáforos, a criação de novos retornos para ampliar o acesso e a reconfiguração de vias para melhorar o fluxo de veículos.

“Hoje, nesse horário, em um dia normal, com a antiga rotatória, o trânsito estaria completamente travado”, destacou o prefeito. Ele explicou que mudanças, como a conversão à esquerda antes do cruzamento e a liberação de um trecho ao lado do terminal, estão destravando a circulação.

Segundo Mabel, a cidade também está ampliando o programa Direita Livre, que já conta com mais de 60 pontos liberados e deve atingir 180 em uma primeira etapa.

“O trânsito vai se adaptando. O importante é que as pessoas estão elogiando essas mudanças”, afirmou.

Entre as próximas intervenções, destaca-se a sincronização dos semáforos, um compromisso de campanha.

“Estamos substituindo controladoras e fechamos um acordo para adquirir semáforos inteligentes. A partir do segundo semestre, começaremos a recebê-los, e em um ano e meio teremos a cidade toda sincronizada”, garantiu Mabel.

Além disso, os novos equipamentos contarão com sistemas de no-break, evitando que apagões desajustem a programação dos sinais.

Tudo foi pensado para distribuir melhor o tráfego na região’

Segundo o secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, havia uma rotatória próxima ao Terminal das Bandeiras há cinco meses. Essa rotatória foi retirada sem o devido tratamento.

“O local ficou sem rotatória e sem semáforo, gerando um caos. Agora, com essa reestruturação, esperamos resolver definitivamente o fluxo de veículos, ônibus e motos na região”, afirmou.

Tarcísio Abreu destacou que a Avenida Milão agora oferece três opções de saída para os motoristas que deixam o Terminal Bandeiras.

Na Avenida Itália, foi criado um novo corredor para facilitar o trânsito, evitando a necessidade de contornar o terminal.

Essas intervenções fazem parte de um pacote de melhorias viárias em pontos críticos da cidade, mapeados pela Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito e pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta