Hoje é 31 de março de 2025 01:42

Mabel inaugura laboratório Maker em escola municipal de Goiânia

Veja os detalhes do espaço que será voltado para o ensino de ciência e robótica com conceitos multidisciplinares; Prefeitura doa 117 mil livros para municípios goianos
A criação do novo ambiente visa expandir a Cultura Maker na Rede Municipal de Educação de Goiânia, que passa a contar com 12 unidades // Fotos: Alex Malheiros

O prefeito Sandro Mabel (União Brasil) inaugurou, nesta quarta-feira (26/3), o primeiro laboratório Maker da atual gestão na Escola Municipal Alonso Dias Pinheiro, na Vila Clemente. O espaço visa incentivar a aprendizagem de ciência e robótica, permitindo que os alunos explorem conceitos multidisciplinares por meio da programação e montagem de robôs. A iniciativa faz parte da ampliação da Cultura Maker na rede municipal de ensino.  

O novo laboratório conta com computadores, internet banda larga, TV, kit Maker, quadro de ferramentas e mobiliário adequado para atividades tecnológicas. Com essa inauguração, a Cultura Maker passa a contar com 12 unidades na rede municipal, fortalecendo o ensino de inovação e tecnologia.

Durante a inauguração, Mabel destacou a importância da educação e incentivou os estudantes a se dedicarem aos estudos. Ele ressaltou que os investimentos em tecnologia são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos e afirmou que a prefeitura continuará aprimorando a infraestrutura das escolas. “Vamos melhorar nossas escolas e fazer com que vocês se desenvolvam e possam vencer na vida”, declarou Mabel.

O vereador Wellington Bessa (DC) também reforçou a relevância do projeto, afirmando que a educação tecnológica é essencial para preparar os jovens para o futuro. “Essa visão, como referência na área de robótica Maker, é fundamental. A educação tecnológica é o caminho do futuro, e a rede pública não pode ficar para trás”, afirmou.  

A diretora da escola, Nair Pereira, celebrou a iniciativa e destacou o impacto positivo do espaço nos projetos pedagógicos. “Ter um espaço Maker é uma grande honra. Sabemos que ele contribuirá de maneira fantástica para a continuidade do trabalho que é feito de maneira muito exitosa na nossa escola”, declarou. 

Além da Escola Municipal Alonso Dias Pinheiro, outras 11 unidades já contam com laboratórios Maker, incluindo as escolas Alice Coutinho, João Vieira da Paixão e Presidente Vargas. A expectativa da gestão é expandir ainda mais a iniciativa, garantindo que mais alunos tenham acesso a ferramentas que estimulem a criatividade, o raciocínio lógico e a resolução de problemas.

Prefeitura de Goiânia distribui 117 mil livros armazenados para municípios goianos

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), distribuiu mais de 117 mil livros didáticos para escolas municipais e de outros municípios goianos. Os exemplares, de diferentes componentes curriculares, estavam armazenados em um galpão alugado na Avenida Perimetral. A ação busca garantir que os materiais, adquiridos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNDL), sejam utilizados pelos alunos.  

Os livros são destinados a estudantes e professores do ensino fundamental, abrangendo do 1° ao 9° ano. Até o momento, mais de 130 escolas municipais já retiraram os exemplares armazenados. Além de Goiânia, outras 11 cidades goianas, incluindo Anápolis, Crixás e Pirenópolis, já foram contempladas. Nos próximos dias, secretarias de São Miguel do Araguaia, Vianópolis, Jataí e Alexânia também devem retirar os materiais.  

A distribuição faz parte da política de otimização de recursos da gestão do prefeito Sandro Mabel, que determinou a desocupação de galpões alugados pela prefeitura. Dois desses espaços, localizados no Setor Santa Genoveva, foram entregues ao proprietário em fevereiro. Segundo a administração, o objetivo é evitar gastos desnecessários e reaproveitar materiais armazenados.  

Além dos livros didáticos, os galpões abrigavam móveis, peças de computador, uniformes, parquinhos e fantasias. Materiais em bom estado foram destinados a escolas, postos de saúde e unidades do Cais, enquanto itens sem utilidade foram doados para reciclagem.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta