Hoje é 4 de abril de 2025 03:55

Mabel quer escrituração de 1 mil casas por mês em Goiânia

Prefeito anunciou a meta durante evento de assinatura de convênio com empresa especializada no processamento de dados
Secretaria de Habitação fará mutirões para cadastrar famílias aos finais de semana para bater a meta estabelecida pelo prefeito da capital // Fotos: Alex Malheiros

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, assinou nesta quarta-feira (2/4) um convênio com a Empresa Estadual de Processamento de Dados de Goiás (Prodago) para a regularização e escrituração de 2,5 mil imóveis na Região Noroeste da capital. De acordo com o gestor, o objetivo é garantir que famílias que já possuem moradias, mas não têm registro oficial, possam formalizar a posse de seus imóveis. A medida visa levar mais segurança e valorização patrimonial aos moradores beneficiados.

Durante o evento, Mabel reforçou a meta de regularizar 40 mil imóveis e construir 15 mil novas moradias até o fim de sua gestão. “Temos a meta de conseguir regularizar 1 mil imóveis por mês e esse começo com essas 2,5 mil escrituras demonstra que essa parceria com a Prodago é importante pois ela faz avançar a parte burocrática. A nossa equipe da secretaria de Habitação está trabalhando para bater essa meta a partir do próximo mês e durante nossa gestão temos o compromisso de de construir 15 mil, mas pode ser que cheguemos até 20 mil casas com boleto zero a partir de pessoas cadastradas na prefeitura e na Agehab”, declarou Mabel.

Mabel revelou que pretende criar um fundo financeiro para que a prefeitura possa ter recursos próprios para ajudar no financiamento da construção de habitações populares em Goiânia. “Criaremos um fundo imobiliário habitacional que nós queremos criar no futuro é algo mais ousado e mais perene. Estamos nos estudos iniciais e esse projeto é que a prefeitura possua imóveis e os coloque para locação para empresários e esses recursos servirão para construção de casas populares. A proposta é subsidiar construções financiando obras com prestações pequenas e para reduzirmos o nosso déficit habitacional que está em aproximadamente 60 mil moradias”, explicou o prefeito.

O secretário municipal de Habitação, Juliano Santana, explicou que o processo de regularização será realizado por meio de mutirões nos bairros. As equipes da prefeitura e da Prodago visitarão as comunidades para orientar os moradores e coletar a documentação necessária. “A próxima etapa a partir da assinatura deste convênio de hoje, é a fase de titularização, que é a entrega das escrituras para as famílias que já estão com toda documentação preenchida e validada. Vamos fazer o levantamento social e econômico de cada uma dessas famílias para confirmar o direito a essa escritura”, destacou. 

O titular da pasta de Habitação também frisou que a parceria com o legislativo municipal será fundamental para avançar no cadastro das famílias que serão beneficiadas. “Teremos o apoio dos vereadores e já temos o aval do prefeito para avançarmos nestes próximos meses para regularizar essas 2,5 mil casas anunciadas e vamos trabalhar para bater nossa meta das 40 mil escrituras determinada por Mabel. A prefeitura estará nas comunidades trabalhando em mutirões nos finais de semana para fazer o trabalho em toda a cidade”, declarou.

Moradores da Região Noroeste comemoraram a iniciativa. O militar aposentado Felisberto Alves dos Santos destacou que a regularização facilitará o acesso a crédito para reformas. “Tentamos regularizar nossa casa por anos, sem sucesso. Agora, se tudo der certo, será um sonho realizado”, disse. O deputado estadual Charles Bento ressaltou que a legalização dos imóveis impulsionará o crescimento econômico local, permitindo que os moradores invistam em suas propriedades com mais segurança.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta