O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), repassou nesta sexta-feira (10/1) R$ 19 milhões para 341 unidades escolares do município. Os recursos, oriundos do tesouro municipal, têm como finalidade realizar reparos estruturais e adquirir materiais necessários para o início do ano letivo.
Durante a cerimônia, que ocorreu na Câmara Municipal de Goiânia, Mabel reafirmou sua dedicação à área da educação.
“Estamos felizes em poder repassar esse dinheiro agora, logo no começo, para que os diretores possam fazer esse trabalho inicial nas escolas e começar o ano letivo com unidades arrumadinhas, sem faltar uma torneira ou com vasos quebrados. São reparos que vão dar uma condição melhor para nossas escolas”, ressaltou o prefeito, ao realizar simbolicamente o repasse para cinco escolas.
Os valores devem ser utilizados em atividades como reparos hidráulicos e elétricos, manutenção de telhados, capina, poda e aquisição de materiais de consumo. Entre os itens listados estão colchonetes, produtos de limpeza e materiais pedagógicos. A distribuição da verba é proporcional ao número de alunos, com um repasse médio de R$ 3,99 por criança. Algumas escolas, no entanto, recebem valores adicionais em casos de necessidade comprovada.
Larissa Moreira, diretora da Escola Municipal de Tempo Integral Maria Araújo de Freitas, comentou sobre o impacto do recurso nas escolas. Segundo ela, os valores são repassados diretamente aos conselhos escolares e aos gestores das unidades municipais.
“Vamos utilizar esse dinheiro para consertar o telhado, a parte hidráulica e elétrica e também os banheiros. Vai fazer a diferença na nossa comunidade escolar”, afirmou.
‘É uma medida eficiente e chega na hora exata’
No evento, a secretária municipal de Educação, Giselle Faria, frisou que as unidades escolares municipais precisam começar a funcionar no dia 20.
“Tem goteira no telhado, falta material de expediente, temos escolas que estão em uma fase crítica para começar o ano, e para essas escolas nós estamos mandando um valor maior”, apontou a secretária.
“Isso nunca aconteceu; o diretor sempre começou o ano sem dinheiro, sem servidor, e nós, lá da secretaria, por determinação do prefeito, já vamos começar dando esse suporte”, completou.
Representando a Câmara Municipal de Goiânia, o vereador Anselmo Pereira (MDB) classificou a iniciativa como um “ato de gestão perfeito”. Segundo ele, Mabel confia e delega às diretoras a função de melhor administrar.
“E, ao mesmo tempo, aplica R$ 19 milhões na economia local. Ou seja, é uma das medidas mais eficientes e, ao meu entender, chega na hora exata, em que as escolas precisam de uma receita para desenvolver suas atividades”, finalizou.