Hoje é 16 de setembro de 2024 16:45

Massa de ar frio deve manter temperatura baixa até terça-feira

Mais de 200 focos de incêndio foram registrados no fim de semana em Goiás, o que agravou nuvem de fumaça e piorou condição do ar
Temperaturas podem chegar a 10°C no sul do estado, mas o tempo deve voltar ao normal até o fim da semana // Foto: Portal NG

A massa de ar de origem polar que avança pelo Brasil proporciona quedas nas temperaturas em Goiás até esta terça-feira (27/08). As regiões ao sul do estado devem registrar o frio mais intenso, com mínimas de até 10°C no Sudoeste goiano. As informações foram divulgadas pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).

Com base em previsão do Climatempo, Goiânia deve registrar máximas de até 34°C nesta semana (26/08 a 30/08) e mínimas que variam entre 14°C e 19°C com o passar dos dias.

Mesmo com as manhãs amenas, o predomínio é de sol em todo o estado, o que favorece o aumento das temperaturas durante a tarde e a queda na umidade do ar. De acordo com André Amorim, gerente do Cimehgo, a umidade baixa é uma característica do período de estiagem, e cuidados com a saúde, como ingerir bastante líquidos e evitar a exposição ao sol, são necessários.

Entretanto, a qualidade do ar em Goiás tem estado especialmente ruim devido à quantidade de material particulado que se encontra na atmosfera, formando uma espécie de nuvem de fumaça sobre quase todo o território estadual, o que agrava as condições respiratórias.

André explica que esse fenômeno se dá, em parte, pela frente fria, que espalhou a fumaça das queimadas que estão ocorrendo na região Norte do Brasil. Além disso, durante o final de semana, o Corpo de Bombeiros registrou e combateu 220 focos de incêndio em Goiás, o que agravou ainda mais a situação. A previsão do órgão é de que a fumaça deva se dissipar até a próxima quarta-feira (28/08).

O Tenente-Coronel Luiz Eduardo Machado, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, alertou para o risco de queimadas nessa época do ano, em que as chuvas são escassas e a umidade do ar é baixa.

O profissional ainda orientou quanto aos cuidados necessários. “Jamais coloque fogo em plantações, terrenos, pastagens ou lixo. Além de provocar um incêndio que pode fugir do controle, você ainda faz com que a qualidade do ar fique extremamente baixa devido à fumaça, favorecendo a ocorrência de doenças respiratórias”, afirmou o Tenente-Coronel.

Compartilhar em:

Notícias em alta