O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou que a Polícia Rodoviária Federal não poderá realizar bloqueios em estradas durante as eleições municipais, que ocorrem no domingo, 6 de outubro. A determinação visa facilitar a movimentação dos eleitores, conforme um acordo de colaboração entre o ministério e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Lewandowski afirmou que, em caso de incidentes que exijam bloqueios, a PRF deve organizar rotas alternativas.
“A Polícia Rodoviária Federal está proibida de fazer qualquer bloqueio em estradas”, destacou durante uma entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”.
Ele acrescentou que a corporação também terá a missão de coibir crimes eleitorais.
O ministro explicou que, se necessário, haverá um aparato pronto para intervenções a pedido de juízes eleitorais locais, que ganharão autoridade federal nesse contexto. Além disso, Lewandowski enfatizou a colaboração entre o governo federal e o TSE para garantir a segurança nas eleições.
Lewandowski também anunciou que a posse de armas será proibida 48 horas antes e 24 horas após as eleições, para que os eleitores se sintam “livres de constrangimentos” ao votar. O TSE está aprimorando suas estratégias para combater a desinformação e as fake news.
O ministro ainda ressaltou a importância das polícias militares no combate a crimes eleitorais, alertando que crimes como coação e compra de votos são considerados federais, pois ameaçam a democracia. (Com informações da Agência Brasil)