Hoje é 7 de abril de 2025 13:13

Morte de estudante da UFG por AVC comove colegas e familiares em Goiânia

A jovem que completaria 26 anos no próximo mês era considerada uma aluna exemplar e uma inspiração dentro e fora da universidade
Ela morava em Aparecida de Goiânia e trabalhava com a mãe na produção de vídeos // Foto: Arquivo Pessoal de Maria Eduarda / Instagram

A estudante de Física da UFG, Maria Eduarda de Macedo Magalhães, de 25 anos, faleceu após sofrer um AVC, gerando grande comoção entre colegas, amigos e familiares. Madu, como era carinhosamente chamada, estava no último período do curso, dava aulas em um colégio da capital e atuava em diversas atividades acadêmicas. Ela morava em Aparecida de Goiânia e também trabalhava com a mãe na produção de vídeos.

Maria Eduarda liderava o projeto de extensão “Física na Escola” e já havia publicado artigos científicos, incluindo um na Revista Sapiência em 2024. Também integrou o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e fazia parte de uma organização política da universidade. Sua atuação na comunidade acadêmica era marcada pelo engajamento e dedicação, de acordo com relatos de seus colegas e professores nas redes sociais.

A morte ocorreu na última quinta-feira (3/4), após internação em um hospital particular, onde ela não resistiu às complicações do AVC. Nas redes sociais, amigos deixaram mensagens emocionadas em homenagem à jovem, lembrando seu entusiasmo, inteligência e alegria. “Não é um adeus, Madu, é um até logo”, escreveu uma amiga.

O velório foi realizado na sexta-feira (4/4), no Cemitério Jardim da Paz, em Aparecida de Goiânia, e o sepultamento ocorreu no Cemitério Jardim da Esperança. Completaria 26 anos no próximo mês, e era considerada uma aluna exemplar e uma inspiração dentro e fora da universidade. Sua partida precoce deixou um vazio entre todos que a conheciam.

Em nota, o Instituto de Física da UFG manifestou pesar pela perda da estudante e se solidarizou com amigos e familiares neste momento de perda e dor.  “É com imenso pesar que o Instituto de Física da UFG comunica o falecimento de Maria Eduarda de Macedo Magalhães, aluna do curso de Licenciatura em Física. Maria Eduarda, a Madu, foi uma presença marcante em nossa comunidade acadêmica. Sua irreverência, energia contagiante e entusiasmo inspirador deixaram uma marca profunda em todos que tiveram o privilégio de conhecê-la”, escreveram no perfil do Instagram. 

O Instituto também reconheceu os méritos acadêmicos de Madu, como era carinhosamente chamada por todos. “Como estudante, orientanda e participante ativa de projetos como o Pátio da Ciência e Física na Escola, Madu transformou desafios em oportunidades e fez florescer ideias com sua dedicação e competência. Sua luz e alegria permanecerão vivas na memória de seus colegas, professores e amigos. Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e toda a comunidade acadêmica. Que sua memória seja sempre lembrada com carinho e gratidão”, publicaram em sua página oficial no Instagram.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta