A Prefeitura de Goiânia inaugurou o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jardim Balneário, localizado na Rua dos Paulistas, na região Norte da cidade, nesta segunda-feira (25/11). A nova unidade beneficiará moradores de bairros como Finsocial, Colorado, Curitiba, Residencial Orlando de Morais e Floresta, ampliando o acesso a serviços essenciais de assistência social.
Antes da inauguração, o espaço passou por manutenção completa, incluindo limpeza geral, poda de árvores e grama, além de melhorias nas áreas internas e externas, em parceria com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).
O Cras desempenha um papel central na assistência social, sendo responsável por oferecer serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Ele é a principal porta de entrada para programas como o Cadastro Único (CadÚnico) e o Paif (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), voltados para famílias em situação de vulnerabilidade social.
Durante a cerimônia de inauguração, a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), Fernanda Moreira, destacou o compromisso da gestão com o cuidado às pessoas.
“Estamos aqui entregando mais um Cras à população. A gestão do prefeito sempre teve como carro-chefe cuidar das pessoas, uma bandeira que ele sempre levantou. Essa unidade será um instrumento de esperança e oportunidades para melhorar a vida da comunidade”, afirmou.
Edar Dias, gerente dos Cras em Goiânia, celebrou a inauguração como a concretização de um sonho para os moradores.
“Essa unidade vai atender a uma demanda não só do Jardim Balneário Meia Ponte, mas também de outros bairros da região. Assim, ampliamos as ações de fortalecimento dos direitos sociais e do acesso às políticas públicas de assistência social”, comentou.
Para a coordenadora da unidade, Simone Maria Franco, a localização do Cras é estratégica, visto que facilita o atendimento às famílias de diversos bairros da região. Tainara Dias, moradora do Residencial Orlando de Morais, relatou a dificuldade que enfrentava para receber atendimento de assistência social antes desse Cras.
“Antes, eu precisava pegar três ônibus para acessar os serviços de assistência social. Agora, com o Cras mais perto de casa, tudo ficou mais fácil”, afirmou Tainara.
Nova unidade é essencial para a região, diz tenente-coronel Cláudia
Segundo a vereadora Daniela da Gilka, que trabalhou pela implantação do Cras Jardim Balneário, a região estava carente de proteção social.
“Aqui, hoje, nessa inauguração, tivemos a oportunidade de trazer toda a rede de assistência social. Temos o SUAS (Sistema Único de Assistência Social), trouxemos também o Conselho Municipal da Saúde. Aqui também está o Conselho Tutelar para garantir que o benefício chegue à população, porque ainda é uma região que tem várias mazelas, vários tipos de violência, principalmente contra a mulher e contra as famílias. Mas o primeiro passo foi dado graças à luta dessa comunidade, graças à luta dessa região”, comentou a vereadora.
A vice-prefeita eleita, tenente-coronel Cláudia, também esteve presente na inauguração e reforçou o compromisso da nova gestão em continuar investindo para a melhoria da assistência social.
“Uma instalação como essa é essencial para a região. Não se pode falar em saúde ou educação de qualidade sem uma base sólida de assistência social. Nosso compromisso é dar continuidade a esse trabalho e buscar melhorias contínuas para atender a população.”
Durante a solenidade, uma futura mãe, que está cadastrada no CadÚnico, recebeu um kit maternidade com roupas, fraldas e itens necessários para o neném que está a caminho. O vereador Isaías Ribeiro ressaltou a importância de projetos como esse.
“Vimos a necessidade que as mães em situação de vulnerabilidade têm, então esse projeto vai entregar roupinhas para o neném que está chegando ao mundo com tudo novo, direitinho. A gente quer continuar fazendo esse trabalho, dando dignidade à população”, afirmou Isaías.