Hoje é 2 de maio de 2025 07:10

Oficina em Goiânia é autuada por publicidade enganosa e serviços não autorizados

Durante ação do Procon e Decon, um cliente denunciou que estava sendo enganado ao ter pneus do carro trocados sem seu consentimento
Fiscalização constatou que oficina não fornecia orçamentos detalhados, levando à autuação por publicidade enganosa, falta de transparência e venda casada // Fotos: Divulgação

Uma ação conjunta do Procon Goiás e da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon) autuou, nesta quarta-feira (30/4), uma oficina de venda de pneus e serviços automotivos na Avenida Independência, em Goiânia. O estabelecimento foi denunciado por práticas abusivas, como execução de serviço sem orçamento prévio, publicidade enganosa e imposição de serviços não solicitados.

Segundo as denúncias, a empresa anunciava pneus com preços atrativos nas redes sociais, mas, ao chegarem ao local, os consumidores eram surpreendidos com cobranças acima do combinado e realização de serviços não autorizados. Em muitos casos, a venda dos pneus era condicionada à contratação de outros serviços.

Durante a fiscalização, os agentes constataram que a oficina não fornecia orçamento prévio detalhado, com valores de mão de obra, materiais e prazos de serviço. Um consumidor relatou que, após combinar a compra de quatro pneus de uma marca específica, foi informado na oficina que precisaria trocar outras peças por R$ 680.

Com o carro já no elevador, o cliente percebeu que estavam instalando pneus de outra marca, inclusive importados, sem seu consentimento e sem informação sobre o preço. O estabelecimento foi autuado por publicidade enganosa, falta de transparência e venda casada.

A empresa tem 20 dias para apresentar defesa ao Procon. A Decon intimou os responsáveis e dará continuidade ao inquérito policial para apurar possíveis crimes contra o consumidor.

O nome do estabelecimento não foi informado pelos órgãos públicos envolvidos na ação.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta