Goiás enfrentará uma forte onda de calor nesta semana, com temperaturas podendo superar a média climatológica em até 7°C. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além de Goiás, os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná também serão impactados pelo fenômeno.
A massa de ar quente e seco, que já atua nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste, tem ganhado força desde o último domingo (16/2). O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) informa que a formação de um bloqueio atmosférico manterá o tempo estável, com temperaturas elevadas e menores chances de chuva. Caso ocorram precipitações, serão isoladas. O órgão alerta ainda para o risco potencial na elevação das temperaturas máximas devido à onda de calor.
Conforme apontado pelo Climatempo, as cidades do Leste e Sul de Goiás, como Divinópolis de Goiás, Flores de Goiás, Itumbiara e Goiatuba, serão as mais impactadas. A previsão indica que as temperaturas nessas regiões podem ficar até 7°C acima da média.
Na capital, a temperatura máxima nesta segunda-feira (17/2) pode atingir 32°C, com umidade relativa do ar variando entre 40% e 90%. Na terça e quarta-feira (18 e 19/2), as temperaturas devem variar entre 21°C e 35°C. Já na quinta-feira (20/2), a mínima prevista é de 21°C, enquanto a máxima pode alcançar 37°C. Para sexta-feira (21/2), a previsão aponta uma mínima de 21°C e máxima de 38°C.
Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de calor ocorre quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal por pelo menos cinco dias consecutivos, afetando uma ampla área.