Uma operação conjunta entre forças policiais de São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul resultou na apreensão de 3.250 quilos de cocaína, a segunda maior do Brasil neste ano e uma das dez maiores da história do país. A ação ocorreu na quarta-feira (04/12), coordenada pela Polícia Militar de São Paulo, o Departamento de Operações de Fronteira de Mato Grosso do Sul (DOF/MS), o Comando de Operações de Divisas de Goiás (COD/PMGO) e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Goiás (FICCO/GO).
A operação teve como base informações de inteligência compartilhadas entre as forças envolvidas. O alvo era um caminhão que transportava ração animal e que seguia em direção ao estado de São Paulo. A abordagem aconteceu em Assis (SP), onde a droga foi localizada escondida entre as caixas de ração. De acordo com informações das forças policiais envolvidas na operação, avaliada em R$ 162,5 milhões, a carga representa um significativo prejuízo ao tráfico de drogas. Durante a ação, o motorista do caminhão foi preso e encaminhado à Polícia Federal para investigação. A cocaína seria distribuída em cidades de São Paulo e Goiás.
A integração entre os estados e as agências policiais foi essencial para o sucesso da operação, destacando a importância do trabalho conjunto, afirmou o Comandante-Geral da PMGO, Coronel Marcelo Granja, que ressaltou ainda que a ação é um exemplo da eficiência das operações integradas no combate ao tráfico de drogas em âmbito nacional. Ele destacou que o fortalecimento dessa cooperação é essencial para interromper o fluxo de entorpecentes e combater o crime organizado. “A prisão e apreensão reforçam a relevância do trabalho em rede entre forças de segurança”, afirmou.
Em novembro de 2023, a FICCO/GO, formada por diversas forças de segurança, teve seu termo de cooperação atualizado pela Secretaria de Segurança Pública de Goiás. A força atua na repressão de grupos criminosos no estado, utilizando inteligência e operações estratégicas para combater o tráfico e proteger a população.