A Prefeitura de Goiânia, em parceria com a Irradiação Espírita Cristã, inaugurou, nesta quarta-feira (29/1), o Centro de Educação Infantil (CEI) Dorothea Ribeiro Guimarães, localizado no Setor Leste Vila Nova. A nova unidade educacional oferece 160 vagas para crianças de 6 meses a 4 anos de idade, contribuindo para reduzir a demanda por vagas na Educação Infantil na capital.
O prédio onde o CEI foi instalado era utilizado como um anexo da escola mantida pela Irradiação Espírita Cristã. Com o objetivo de apoiar o município na ampliação do atendimento às crianças, a entidade construiu três novas salas em sua estrutura, permitindo que o espaço fosse cedido para a instalação do CEI.
“Aqui temos capacidade para atender 160 crianças em um espaço com toda a estrutura necessária, por meio dessa parceria com a Irradiação Espírita Cristã, com o fornecimento de uniforme, material didático e alimentação”, afirmou o prefeito Sandro Mabel.
O deputado estadual Virmondes Cruvinel esteve presente e destacou a importância das parcerias entre o poder público e entidades sociais para a ampliação do atendimento na Educação Infantil em Goiânia. O parlamentar também enfatizou que a cooperação com instituições privadas e do terceiro setor é essencial para enfrentar o déficit de vagas e assegurar ensino de qualidade.
“Temos um compromisso muito grande com a educação, e a palavra-chave aqui é parceria. O prefeito está buscando entidades sociais sérias para ampliar essa possibilidade e oferecer mais vagas para as crianças”, afirmou. “Eu acredito que esse é o caminho: consolidar parcerias com entidades sociais e com a iniciativa privada para que todas as crianças na capital possam ter acesso à educação de qualidade”, concluiu.
Prefeitura de Goiânia segue empenhada em diminuir o déficit de vagas

Ainda durante o evento, o prefeito Sandro Mabel destacou que a administração municipal segue empenhada em ampliar a oferta de vagas.
“Estamos diminuindo o déficit de vagas”, disse, ao projetar a criação de mais oportunidades para crianças ainda no primeiro semestre.
A nova unidade vai atender famílias das regiões Leste e Central de Goiânia. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), a chamada para os alunos já começou, e 40 crianças iniciaram as atividades nesta quarta-feira (29/1). Para garantir que o espaço estivesse adequado para receber os alunos, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) realizou diversas melhorias, incluindo manutenção predial e da rede elétrica, instalação de piso, pintura geral, além da construção de calçada com acessibilidade, piso tátil e rampa.
Durante a inauguração, a secretária municipal de Educação, Giselle Faria, reforçou o compromisso da gestão em diminuir a fila de espera por vagas na Educação Infantil.
“É um compromisso nosso com a população, abrir vagas em instituições e suprir a demanda, que é grande”, destacou. Ela ressaltou que o diálogo com as instituições parceiras foi estabelecido desde a transição de governo para ampliar o atendimento às crianças da cidade.
O presidente da Irradiação Espírita Cristã, José Leopoldo da Veiga Jardim (Juquinha), ressaltou a importância da colaboração entre a entidade e o poder público para atender crianças em situação de vulnerabilidade social.
“Agradeço ao prefeito pela iniciativa de ativar mais este CEI. Nós estávamos, juntamente com a administração, preocupados com o déficit na Educação Infantil e, neste local, funcionava um anexo da nossa escola. Então, nos dispomos a construir três salas para liberar este prédio para que aqui pudesse ser instalado o CEI e abrigar 160 crianças.”
Parlamentares também acompanharam a entrega da unidade e elogiaram o esforço da gestão em buscar soluções para a falta de vagas na Educação Infantil.
“Fico feliz em ver a gestão fazendo boas parcerias”, afirmou o vereador Welton Lemos.
Já o vereador Igor Franco enfatizou que a gestão de Sandro Mabel está transformando Goiânia “com o suporte do legislativo”. A vereadora Rose Cruvinel destacou os desafios da administração e elogiou a equipe: “O prefeito tem pela frente uma jornada dura, mas com companheiros saudáveis”.
O CEI recebeu o nome de Dorothea Ribeiro Guimarães em homenagem à alemã que chegou ainda criança ao Brasil, durante o período da guerra, e se estabeleceu na comunidade de Uvá, próxima à cidade de Goiás. Ela dedicou mais de 30 anos ao trabalho da Irradiação Espírita Cristã, onde atuou como diretora da creche da instituição. Após seu falecimento, foi reconhecida por sua contribuição à educação infantil e escolhida para ser homenageada.