A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), realizou na quarta-feira (09/10) a Operação Virada de Jogo, que resultou na prisão de seis integrantes da torcida organizada “Força Jovem”, ligados ao grupo denominado “2ª e 3ª Legião”. As ações ocorreram em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Alto Paraíso (GO) e Canápolis (MG), com o cumprimento de seis mandados de prisão e seis de busca e apreensão. Os investigados são acusados de associação criminosa, roubo majorado e lesão corporal leve.
As investigações começaram após uma emboscada ocorrida na noite de 26 de maio de 2024, em Goiânia. Na ocasião, torcedores do Vila Nova Futebol Clube foram atacados por membros da “Força Jovem”, que os cercaram em três veículos, armados com facas, e os agrediram violentamente. Os suspeitos roubaram vestimentas e celulares das vítimas, que posteriormente foram exibidos nas redes sociais como “troféus” de ataque.
Segundo Samuel Moura, delegado que conduz as investigações, a violência extrema e o uso de armas brancas são características comuns nas ações do grupo. “Eles têm a intenção real de machucar as vítimas. Observamos vários ataques com esse tipo de abordagem”, afirmou Moura.
O delegado explica ainda que integrantes do grupo possuíam envolvimento com o tráfico de drogas na região oeste da capital. “Dois deles já têm passagem por tráfico de drogas. Um deles, durante as investigações, foi preso em um laboratório de drogas, então são indivíduos que já têm passagem por tráfico de drogas. E ontem, durante todo o dia, dia 9, fizemos a operação, cumprimos 12 mandados judiciais, 6 prisões e 6 buscas na cidade de Goiânia, Aparecida, cidade de Alto Paraíso e até em Minas Gerais. Foram apreendidos também diversos materiais”, afirma.
Neste domingo (13/10), acontece mais um jogo entre Goiás e Vila no Estádio da Serrinha, e o delegado reforça que as forças de segurança estão empenhadas em garantir que a partida siga sem episódios como esses. “Qualquer ação violenta será identificada e duramente reprimida”, garantiu o delegado.