Hoje é 23 de dezembro de 2024 00:33

PC realiza operação contra comércio de peças e veículos roubados

Até o momento, os policiais prenderam sete pessoas e recuperaram um veículo roubado no Rio de Janeiro, além de terem apreendido três armas de fogos e diversas munições
Ao todo, são investigadas 21 pessoas jurídicas e 27 pessoas físicas, dentre as quais 14 são alvos de prisão temporária em operação com policiais de GO, RJ e SP

A Polícia Civil de Goiás deflagrou nesta quinta-feira (5/12) a Operação Comander para combater um grupo criminoso especializado em veículos roubados. A ação ocorreu em Goiânia, Trindade, São Paulo, Sorocaba, São José dos Campos e Rio de Janeiro. Foram expedidos 68 mandados judiciais, incluindo 14 de prisão temporária e 54 de busca e apreensão, visando residências, lojas e galpões.  

As investigações apontaram que o grupo adquiriram veículos furtados ou roubados, desmontados ou inteiros, principalmente do Rio de Janeiro e São Paulo. Entre os itens oferecidos aos comerciantes estava um veículo de luxo avaliado em R$ 250 mil, vendido por R$ 15 mil. O nome da operação faz referência a esse veículo, símbolo da atuação do grupo.  

Em entrevista a um telejornal, a delegada da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores Rafaela Azzi, falou sobre os detalhes da investigação. “Hoje são investigadas as pessoas que embalam, transportam e remetem as peças para Goiás e por oferecer os veículos inteiros também. O que chama atenção é que, inicialmente, este grupo passou a trazer esses componentes veiculares do estado de São Paulo. Em função da carga não vir como eles haviam adquirido, com peças avariadas, eles trataram de se estabelecer no Rio de Janeiro e de lá trazer veículos de luxo. Só que esses veículos de luxo vindos do Rio não vieram só fracionados, houve uma oferta de vários veículos subtraídos no sudoeste para virem inteiros”, explicou.

Ao todo, 21 empresas e 27 pessoas físicas estão sob investigação. Durante a operação, sete suspeitos foram presos, um veículo roubado foi recuperado no Rio de Janeiro e três armas de fogo, além de diversas munições, foram apreendidas. A polícia apura a formação de um grupo criminoso voltado à revenda ilegal de veículos e peças, com foco em veículos de luxo.  

A operação contou com a participação de mais de 160 policiais civis de Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro. O Laboratório de Identificação Veicular da Superintendência de Polícia Técnico-Científica de Goiás foi utilizado para analisar os veículos recuperados. As autoridades destacaram a importância da cooperação entre estados para desmantelar o esquema.  

A Polícia Civil segue investigando a extensão das atividades do grupo, que criou um mercado clandestino de veículos roubados. De acordo com a assessoria da Polícia Civil de Goiás, a ação reforça o compromisso das forças de segurança em combater crimes contra o patrimônio e desarticular redes criminosas que operam em diferentes estados do país.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta