O prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, anunciou nesta sexta-feira (21/3) o pagamento da data-base dos servidores municipais. O reajuste, que corrige anualmente os vencimentos dos funcionários com base na inflação, será de 4,83%, seguindo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2024.
Além disso, o gestor garantiu a adequação ao piso salarial dos profissionais da educação, que seguirá o percentual determinado pelo Ministério da Educação (MEC) para 2025. No município, esse aumento chegará a 6,27% para professores com carga horária de 40 horas semanais.
A declaração foi feita durante um evento de formação para professores e agentes educacionais da rede municipal e a proposta será enviada para a Câmara Municipal para ser votada na sessão da próxima terça-feira (25/3).
Na reunião, Pellozo comentou que era se sua vontade propor um aumento de salários para os trabalhadores da educação maior do que o piso institucional para a categoria, Mas o acréscimo não foi possível devido ao orçamento anual, que, segundo ele, é apertado.
“A gente fez as contas para ver se dava para passar do piso. Mas não deu porque o orçamento deste ano está apertado”, disse em discurso.
Sobre a forma de pagamento do reajuste, o prefeito afirmou que a administração ainda avalia a melhor maneira de quitar os valores retroativos referentes a janeiro e fevereiro.
“Estamos fazendo contas para ver se pagamos tudo em abril ou se parcelamos esse pagamento”, explicou Pellozo.
Caso seja aprovada pelos vereadores, a correção salarial já será paga em março. O pagamento das diferenças relativas aos primeiros meses do ano deve ser efetuado em abril, dependendo da definição do formato de quitação.
Antes de concluir sua fala, o prefeito comentou que todas as escolas da cidade devem ser reformadas em 2025.
“Até o final deste ano, quero todas as escolas reformadas, todas com ar-condicionado, todas com tenda, com parquinho. E todas com esse material lindo com o qual vocês estão trabalhando aqui”, concluiu o prefeito.
Prefeito afirma que cidade será 100% ligada ao sistema de esgoto

Por meio da Agência Municipal de Saneamento de Senador Canedo (Sanesc), a prefeitura deu início às obras de ligação da rede de esgoto no bairro Jardim Canedo 1. Na última quarta-feira (19), o prefeito Fernando Pellozo visitou a Rua Castro Alves, onde a equipe realizava as primeiras conexões.
O projeto prevê mais de 8.000 ligações de esgoto nos próximos meses, beneficiando moradores dos bairros Jardim Canedo 1, 2 e 3, Morada do Morro, Santa Edwiges e Vila Galvão. O objetivo da ação é garantir infraestrutura adequada para o saneamento, contribuindo para a saúde pública e a preservação ambiental.
“Só vamos parar quando 100% da cidade estiver conectada à rede de esgoto”, afirmou Pellozo durante a visita.
Ele destacou a reestruturação da estação de tratamento de esgoto local, que antes se encontrava em estado que definiu como precário, próximo a um crime ambiental.
“A estação era um caos, quase um crime ambiental. Fizemos toda uma reestruturação, asfaltamos, iluminamos e cercamos a área. Além disso, construímos três novas elevatórias de esgoto e recuperamos outras três, totalizando seis elevatórias para garantir o funcionamento adequado da rede”, explicou.
Moradores da região avaliam positivamente os investimentos feitos na melhoria da infraestrutura do local. Luzia Novais, moradora do Jardim Canedo 1, afirma que a obra é quase um sonho para ela.
“É um sonho sendo realizado. Para quem sempre morou aqui, ver esse avanço é emocionante. A prefeitura está de parabéns”, comemorou Luzia.
Ainda na quarta-feira, Pellozo esteve no bairro Morumbi, onde acompanhou a implantação da rede de água tratada. A promotora do Ministério Público, Marta Loyola, também esteve presente na visita e destacou a transformação vivida pela cidade nos últimos anos.
“Senador Canedo enfrentava uma crise hídrica grave há quatro anos. Com os investimentos realizados na produção, tratamento e distribuição de água, conseguimos garantir segurança hídrica para a cidade e ampliar a rede, levando mais dignidade para o Morumbi”, afirmou.