As articulações para as eleições de 2026 já começaram em Senador Canedo, e o prefeito reeleito Fernando Pellozo (União Brasil) analisa os principais nomes para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Entre os aliados da base cotados está o ex-deputado estadual e ex-prefeito Misael Oliveira, que para garantir o apoio do grupo político do prefeito precisará viabilizar sua candidatura e demonstrar competitividade eleitoral.
Na disputa pela Câmara dos Deputados, o Paço Municipal ainda não definiu um nome de peso consolidado, o que pode deixar a cidade sem um representante federal, caso nenhuma candidatura forte surja nos próximos meses.
Já no cenário municipal, Pellozo tem duas opções dentro da Câmara de Vereadores para uma possível candidatura estadual: o atual presidente da Casa, Anderson Gaúcho, e o vice-presidente, Sérgio Bravo Filho. Este último carrega o legado político do pai, o ex-deputado Sérgio Bravo, e teve um desempenho expressivo nas urnas em 2024, sendo o vereador mais votado da cidade com 2.636 votos.
Dos postulantes Misael Oliveira tem a seu favor o fato de ter sido prefeito do município e representante da cidade na Alego. Porém nas eleições de 2016 e de 2020 ele fracassou em seus projetos eleitorais para retornar ao executivo municipal e ao legislativo estadual, demonstrando um recuo de popularidade junto ao eleitorado local.
Nas eleições de 2022, Misael Oliveira (PTB) tentou retornar à Assembleia, mas não obteve sucesso. Ainda sim, separando somente os votos válidos obtidos em Senador Canedo, ele foi o terceiro mais bem votado no município com 3.861 votos ficando atrás de Divino Lemes (PDT) 4.706 votos e Julio Pina (PRTB) 4.442 votos e a frente de Sergio Bravo (PSB) 3.190 votos.
Com a força da máquina pública municipal e um grupo político consolidado, o prefeito Fernando Pellozo terá um papel decisivo nas definições e apoios para as eleições de 2026. Nos bastidores, aliados aguardam os próximos movimentos para entender qual será a estratégia adotada para fortalecer a representatividade de Senador Canedo tanto na Assembleia Legislativa quanto no Congresso Nacional.