O ex-deputado federal Leandro Vilela (MDB) lidera a corrida eleitoral em todas as pesquisas de intenções de voto divulgadas neste segundo turno inédito na eleição para prefeito de Aparecida de Goiânia. Ele, que venceu no primeiro turno com 48,02% dos votos válidos, tem 53,24% das intenções de voto na pesquisa DataUFG contratada pelo jornal O Popular e divulgada na noite desta sexta-feira (19/10).
A pesquisa foi realizada nos dias 16 e 17 de outubro e traz o deputado federal Professor Alcides (PL) com 39,49%, ou seja, 13,75 pontos porcentuais atrás do nome emedebista.
Os dados são da pesquisa estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor. Diante das opções, 4,19% dos moradores de Aparecida se declararam indecisos e 3,07% responderam que pretendem anular o voto.
Na segunda-feira (14/10), a Atlas Intel, que foi o primeiro instituto a apontar a virada de Vilela em cima do Professor Alcides (PL) no primeiro turno, trouxe o emedebista na liderança com 56,3% dos votos válidos contra 43,7% de Alcides.
No levantamento da Paraná Pesquisa divulgado também na segunda, Vilela apareceu com 18,4 pontos de vantagem sobre o concorrente. O emedebista lidera com 54,1% das intenções de voto. Alcides tem 35,7%.
De acordo com a Paraná, que também acertou ao indicar que Vilela seria o mais votado no primeiro turno, 45% dos eleitores não votam de jeito nenhum em Alcides para prefeito de Aparecida.
Já na terça-feira (15/10), o instituto Podium apontou o ex-deputado federal também na primeira colocação, com 53,37% das intenções de voto do eleitorado aparecidense; Alcides teve 36,09%. Os entrevistados que pretendem anular o voto somam 4,94% e os indecisos alcançam 5,60% das citações. A pesquisa foi encomendada pelo Diário do Estado.
No mesmo sentido, pesquisa do Instituto Gazeta Pesquisas (Igape), encomendado pela TV Record News e divulgada na sexta-feira (19/10), Leandro Vilela alcança 54,8% das intenções de voto, ampliando sua vantagem sobre o adversário, Professor Alcides (PL), que tem 34,8%.
A pesquisa mostra ainda que 6,7% dos entrevistados pretendem votar em branco ou nulo, enquanto 3,7% afirmaram não saber ou não quiseram responder.
A pesquisa também revelou os índices de rejeição dos candidatos. Professor Alcides lidera a rejeição, com 35,5% dos eleitores afirmando que não votariam nele em nenhuma hipótese. Por outro lado, Vilela apresenta uma rejeição significativamente menor, de 17,3%.
O mesmo instituto realizou a primeira pesquisa de intenção de votos no 2° turno inédito em Aparecida de Goiânia, e divulgada no dia 12 de outubro. Nela, o candidato Leandro Vilela já veio à frente na disputa pela prefeitura com 54,3% das intenções de voto. Professor Alcides apareceu com 36,3%.