Hoje é 22 de fevereiro de 2025 06:38

Polícia de Goiás prende no DF motorista por desvio de cargas

Segundo investigação, suspeito é membro de grupo criminoso que, desde março de 2024, deixou R$ 280 mil em prejuízo para empresas de transporte
Motorista foi preso em Brasília e veículo em que transportava mercadoria roubada foi apreendido; outros integrantes do esquema foram identificados, e seguem foragidos // Foto: PCGO

A Polícia Civil de Goiás realizou uma operação com o objetivo de combater um esquema de desvio de mercadorias obtidas por meio de fraude. Essa ação resultou na prisão preventiva de um homem e na realização de um mandado de busca e apreensão em Brasília, Distrito Federal, na última quinta-feira (20/6).

Segundo o delegado Matheus Ferreira, da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar), o esquema consistia em enganar tanto as empresas de transporte de cargas quanto os motoristas de caminhão. Os criminosos se passavam por representantes das transportadoras e também por motoristas autônomos para criar um ambiente de confiança. Dessa forma, conseguiam que os verdadeiros motoristas fornecessem seus documentos, que eram utilizados para convencer empresas a liberarem cargas de alimentos.

“Então, várias empresas de transporte e logística do Estado de Goiás foram vítimas dessa atuação criminosa, que consiste basicamente em o criminoso se passar perante as empresas como um motorista e, perante o motorista, como uma empresa, criando um cenário de confiança. Ele agia como um falso intermediário.”

Após obter a autorização e carregar os caminhões com mercadorias destinadas a mercados em Brasília, os golpistas alegavam problemas logísticos e instruíam os motoristas a realizarem o transbordo da carga para outro caminhão. Esse segundo veículo transportava os produtos desviados para um destino desconhecido, impedindo que a carga chegasse ao seu verdadeiro comprador.

“Os motoristas de boa-fé faziam o carregamento, mas, no meio do trajeto, eram orientados a passar essa carga para outro caminhão, que se apurou ser sempre o mesmo, um caminhão amarelo. E a operação deflagrada ontem pela Decar logrou prender o caminhoneiro que fazia o transporte dessas cargas”, informou.

Conforme informado pelo delegado, entre março e maio de 2024, a quadrilha desviou aproximadamente R$ 280 mil em produtos alimentícios. Durante as investigações, os policiais identificaram tanto os criminosos que faziam contato com as empresas e motoristas quanto o condutor do caminhão utilizado no transbordo clandestino. O motorista envolvido foi preso preventivamente, e o veículo usado no crime foi apreendido. Os demais integrantes do grupo, no entanto, continuam foragidos.

A Polícia Civil segue com as investigações para identificar o destino das mercadorias desviadas e localizar os outros suspeitos.

“As pessoas que atuaram nessa engenharia social, enganando as empresas e os motoristas, nós vamos continuar no encalço delas até obter a plena conclusão da Justiça”, conclui Matheus Ferreira.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta