O estado de Goiás ganha um reforço significativo em sua segurança pública com a criação de sete novos batalhões da Polícia Militar. O decreto que oficializa essas estruturas, assinado pelo governador Ronaldo Caiado, foi publicado no suplemento de segunda-feira (10/06) do Diário Oficial do Estado.
Os municípios contemplados serão Goianira, Quirinópolis, São Miguel do Araguaia, Santo Antônio do Descoberto, Indiara, Jaraguá e Goiânia.
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, o governador destacou que essa iniciativa proporcionará um policiamento “mais robusto e eficiente”. Caiado reforçou que a segurança em Goiás é uma prioridade absoluta.
Essas novas unidades são resultado de uma reestruturação organizacional da Polícia Militar e não terão impacto financeiro para o estado. Isso se deve ao fato de que a ação transforma as companhias independentes já existentes em batalhões, aproveitando as estruturas de recursos humanos e materiais.
Em relação a Goiânia, a nova estrutura a ser criada será o 6° Batalhão de Polícia Militar Rodoviário (BPMRv), cuja principal atribuição está relacionada ao monitoramento das rodovias estaduais.
Cidades que terão novos batalhões
* 49° BPM: Goianira;
* 50° BPM: Quirinópolis;
* 51° BPM: São Miguel do Araguaia;
* 52° BPM: Santo Antônio do Descoberto;
* 53° BPM: Indiara;
* 54° BPM: Jaraguá;
* 6° BPMRv: Goiânia.