A Polícia Civil de Goiás prendeu, na tarde desta terça-feira (14/1), um homem de 30 anos suspeito de furtar 23 armas de fogo da Delegacia de Polícia Civil de Aruanã (GO). Segundo os policiais, ele foi detido na zona rural de Nova Crixás, noroeste do estado, após tentar vender parte do armamento em grupos de WhatsApp.
A operação foi coordenada pelo Grupo Antissequestro (GAS) e pela Delegacia Estadual de Investigação Criminal (DEIC). No momento da abordagem, o investigado estava com uma espingarda calibre .32 e um revólver calibre .38, ambos supostamente frutos do crime. O nome do preso não foi divulgado.
De acordo com a Polícia Civil, os criminosos teriam invadido a delegacia na madrugada de 5 de janeiro. Um dos suspeitos entrou na unidade e, após serrar uma grade da janela, conseguiu acessar o interior do prédio. As armas furtadas não pertenciam à corporação, sendo apreensões anteriores, muitas delas antigas.
Foram levadas 23 armas, incluindo pistolas, revólveres e espingardas, além de munições. Imagens de segurança mostraram o homem entrando e saindo da delegacia carregando os armamentos. Ele contou com a ajuda de outro investigado, que dirigia um veículo VW Parati.
O carro utilizado no crime foi localizado em Nova Crixás, em uma operação anterior realizada em 12 de janeiro, que resultou ainda na apreensão de 12 armas furtadas, envoltas em uma lona no assoalho, além de 600 gramas de maconha. Essa ação culminou também na prisão de um terceiro envolvido, acusado de receptação e guarda do armamento.
Outras nove armas furtadas ainda não foram localizadas, bem como o suspeito de ter ajudado na fuga do local. Ele foi identificado, mas segue foragido. Dessa forma, as autoridades irão continuar o trabalho de investigação.
O homem detido nesta terça-feira (14/1), Vitor Hugo, tem antecedentes criminais por tráfico de drogas e violência doméstica. A divulgação da identidade foi autorizada com base na Lei nº 13.869/2019 e na Portaria nº 547/2021 da Polícia Civil, com o intuito de identificar possíveis novas vítimas e crimes relacionados.