Hoje é 23 de abril de 2025 19:02

Posse unificada da FGM e AGM fortalece municipalismo em Goiás

Governador Ronaldo Caiado e representantes de todos os municípios goianos prestigiaram os novos presidentes Paulo Vitor Avelar e José Délio
“É um momento histórico de aglutinação de forças com foco em melhorar a vida dos goianos”, comemorou Caiado durante a cerimônia de posse

A cerimônia de posse unificada das novas diretorias da Federação Goiana de Municípios (FGM) e da Associação Goiana de Municípios (AGM), que aconteceu de forma conjunta pela primeira vez na história das duas entidades contou com a participação de todos os prefeitos e representantes dos municípios goianos com as presenças ilustres do governador Ronaldo Caiado, a primeira-dama Gracinha Caiado e o vice-governador Daniel Vilela. O evento realizado nesta terça-feira (22/4) deu posse ao prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor Avelar, que assumiu a presidência da FGM pelos próximos quatro anos, e também ao prefeito de Hidrolândia, José Délio, que presidirá a AGM no biênio 2025/2026.

Durante a cerimônia, realizada no Palácio das Esmeraldas, Caiado destacou a relevância da parceria entre o Governo de Goiás e os 246 municípios do estado. “Essa união representa a realização de um sonho na política municipalista. É um momento histórico de aglutinação de forças com foco em melhorar a vida dos goianos”, afirmou o governador. 

A primeira-dama Gracinha Caiado também celebrou o evento, ressaltando a abrangência das ações estaduais em todas as regiões. O vice-governador Daniel Vilela enfatizou a importância da representatividade das entidades e desejou êxito aos novos presidentes. “Trabalhar em conjunto fortalece a gestão pública e garante uma voz qualificada para os prefeitos goianos”, disse. 

Novos presidentes prometem trabalho conjunto e parcerias com o governo estadual

Em entrevista ao Portal NG, o presidente da AGM, José Délio, eleito em chapa única, destacou a atuação de sua organização ao longo de seus 66 anos e revelou quais serão suas prioridades neste novo ciclo de gestão. “Hoje é um dia memorável para o municipalismo goiano com essa posse conjunta. Somos duas instituições que lutam pelo povo goiano e que representam os prefeitos e prefeitas dos nossos municípios como sempre fizeram ao longo de sua história. Nós temos muito a fazer em defesa do municipalismo, especialmente em um cenário de reforma tributária que impactará nas nossas receitas de ISS e ICMS. Os desafios são enormes, mas com essa parceria entre as duas entidades e com o Governo de Goiás faremos a diferença”, declarou.

Também em entrevista à reportagem do Notícias Goiás, o presidente Paulo Vitor, que foi eleito com mais de 90% dos votos válidos, falou sobre os desafios que serão enfrentados em sua gestão, como a diminuição de repasses federais. “Quero agradecer aos prefeitos e ao governador por estarem aqui nessa posse histórica e inédita. Fizemos as duas eleições sem disputas e sem brigas. Temos essa missão de defender os interesses dos prefeitos, em especial, em situações como na redução de repasses do governo federal aos municípios em tempos de crises. Temos várias missões pela frente, como a nova formatação do Imposto de Renda e a superação deste pacto federativo falido que o país vive. Seremos parceiros do governador Caiado que sempre respeitou todos os prefeitos independente do partido político”, relembrou.

Caiado elogiou o perfil dos dois presidentes empossados dizendo que são pessoas moderadas e de seu convívio e confiança de longa data. O governador também revelou a realização de um sonho para o municipalismo goiano. “É importante reconhecer o trabalho dos dois presidentes que entregam hoje seus cargos após seis anos e cinco meses. Reconhecemos e reverenciamos seus apoios ao período em que estou à frente do Governo de Goiás. Hoje é um dia especial para mim, porque tudo aquilo que sonhei em relação a política municipalista está se concretizando, em poder receber aqui no Palácio das Esmeraldas os dois novos presidentes eleitos que irão representar os 246 prefeitos dos municípios goianos. Trabalharemos juntos para levarmos melhorias, cidadania, dignidade e respeito para todas as nossas cidades”, comentou.

Presidente da Alego, o deputado Bruno Peixoto declarou que o legislativo trabalhará para auxiliar as entidades nas demandas de leis que forem necessárias e elogiou os novos presidentes empossados. “Fico muito feliz em aprovarmos todas as matérias que são de interesse dos nossos municípios. Eu tenho 25 anos de vida pública e sempre trabalhei próximo a prefeitos e vereadores. Sei a importância de valorizar suas ações. Eu exerço um mandato municipalista e darei apoio aos prefeitos e presidentes José Délio e Paulo Vitor na AGM e FGM. E fui um dos articuladores para que Mardem Junior assuma a AGM em breve também. A sintonia com o governo de Goiás e a assembleia legislativa trará bons resultados aos municípios goianos”, evidenciou.

Ex-presidentes das entidades, como Haroldo Naves (FGM) e Carlão da Fox (AGM), elogiaram a união institucional. As novas diretorias reúnem lideranças de diversas regiões goianas, como os prefeitos de Trindade, Caiapônia, Acreúna, Rio Quente e Crixás, consolidando uma frente municipalista fortalecida para os próximos anos.

Prefeitos de Trindade, Uruaçu e Terezópolis de Goiás falam sobre expectativas das novas gestões da AGM e da FGM

O prefeito de Trindade e próximo na fila sucessória para assumir o comando da AGM, Marden Junior (União Brasil), enalteceu o trabalho conjunto das forças políticas de Goiás. “Estamos vivendo o municipalismo na prática em Goiás por meio do trabalho do governador Caiado e da Assembleia Legislativa e nosso trabalho conjunto fará a diferença para as pessoas em seus bairros em cada um dos municípios goianos”, falou.

Também presente na cerimônia de posse, o prefeito de Uruaçu, município da região norte de Goiás, Machadinho (MDB), destacou dois desafios que as duas entidades vão precisar enfrentar na defesa dos municípios goianos. “Fico muito feliz com a união da AGM e da FGM e parabéns aos novos presidente, ao governador e vice-governador por promoverem essa unidade. Sou integrante dessa chapa vencedora na AGM e acredito que nosso trabalho reverterá os recursos federais que estamos perdendo e ajudaram em demandas como a de aterros sanitários que precisamos regularizar em vários dos nossos municípios”, explicou.

O prefeito de Terezópolis de Goiás enfatizou que o trabalho das entidades unidas fortalecerá a representatividade dos municípios junto ao governo federal. “É um momento histórico para o municipalismo e para nós prefeito em ver a união destas duas entidades que estão muito bem representadas. Acredito que as gestões destes dois organismos serão exemplo para nós e a luta em defesa dos municípios será fundamental para defender nossos interesses frente ao governo federal. Somos os que mais sofremos entre os entes federados e por isso precisamos deste trabalho”, evidenciou.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta