Hoje é 21 de fevereiro de 2024 04:40
Hoje é 21 de fevereiro de 2024 04:40

Prefeitura de Aparecida de Goiânia abre período de pré-matrículas para Educação Infantil e ensino integral

Pais e responsáveis poderão inscrever seus filhos na Rede Municipal de Educação por meio de site oficial da prefeitura ou pelo aplicativo Matrícula Aparecida disponível no Play Store de 5 a 15 de dezembro
Entre os dias 8 e 12 de janeiro de 2024, os responsáveis deverão acessar novamente o site ou aplicativo para confirmar a contemplação da vaga solicitada // Fotos: Secom Aparecida

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Aparecida de Goiânia anunciou que o período de pré-matrículas para o ano letivo de 2024 para os interessados em vagas na Educação Infantil e nas escolas de tempo integral da Rede Municipal será aberto no próximo dia 5 e seguirá disponível até o dia 15 de dezembro.

A partir de 5 de dezembro o sistema de matrículas estará aberto para população em geral a partir das 8 horas da manhã pelo site da prefeitura clicando aqui ou pelo aplicativo Matrícula Aparecida, que já pode ser baixado na loja virtual Play Store e estará disponível para o acesso e preenchimento dos dados cadastrais da criança e da família. O prazo final para realizar o cadastro encerra às 23h59 do dia 15 de dezembro.

Para o ano de 2024, a SME alterou as regras para facilitar o acesso aos interessados nas vagas e dar mais oportunidades de participação no processo de matrículas. Diferente de anos anteriores, será necessário que os responsáveis pelas crianças realizem um pré-cadastro tanto para a Educação Infantil, quanto para as Escolas Municipais de Educação Integral (EMEI).

À reportagem do Portal Notícias Goiás a secretária municipal de Educação de Aparecida de Goiânia, Idelma Oliveira falou sobre o planejamento da pasta para atendimento às famílias que buscaram uma vaga para sua criança na rede escolar municipal.

“Já estabelecemos o cronograma de pré-matrícula e para confirmação das matrículas para nossas famílias. Teremos um aumento de vagas por meio de convênios e em cmeis previstos para o ano letivo de 2024. Assumi a titularidade da pasta recentemente e tenho cumprido a determinação do prefeito Vilmar Mariano que está focado na aprendizagem dos nossos alunos para que saiam das nossas escolas com proficiência em leitura. Iremos trabalhar também para que não haja instabilidade no sistema de matrículas, seja pelo site ou pelo aplicativo”, destacou.

Funcionamento do sistema de seleção e confirmação das matrículas

Após o dia 15 de dezembro, o sistema fará a seleção dos inscritos que preenchem os quesitos estabelecidos para que a criança seja matriculada. A Prefeitura estabeleceu quatro critérios por meio de lei municipal e portarias. Um deles é que 70% das vagas sejam disponibilizadas para as crianças cujas famílias façam parte do programa Bolsa Família do Governo Federal. 

As matrículas serão prioritárias também para crianças com baixa locomoção, condição que deve ser atestada por laudo médico, para as famílias que tenham medida protetiva em razão de violência doméstica (Lei Maria da Penha) e, por último, no caso de crianças que já tenham irmãos matriculados na mesma unidade de ensino.  

Entre os dias 8 e 12 de janeiro de 2024, os responsáveis deverão acessar novamente o site da Prefeitura ou o Aplicativo Matrícula Aparecida, a fim de verificar se a criança foi contemplada com a vaga solicitada. Após verificação e confirmação da vaga, os responsáveis deverão entregar a documentação solicitada na unidade escolar. Os não contemplados por indisponibilidade de vagas, serão automaticamente incluídos no cadastro de reservas, podendo ser convocados a qualquer momento em caso de surgimento de novas vagas.

Para o ano de 2024, a Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia disponibilizará 17.969 vagas. Destas, 8.577 são para a Educação Infantil. Para o Ensino Fundamental I e II serão disponibilizadas 9.392 novas matrículas, 8.377 para as séries de 1º ao 5º e 1.015 para as séries de 6º ao 9º ano. As vagas estão distribuídas em 56 Escolas Municipais, cinco Emeis, 33 Cmeis e 30 escolas particulares conveniadas com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia.

Como fazer a inscrição da sua criança?

Para fazer a inscrição, os pais ou responsáveis devem ter em mãos os seguintes dados da criança: endereço completo com CEP, número da Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade ou CPF (obrigatoriamente). Além disso, devem informar o nome da mãe e, no caso dos beneficiários do Programa Bolsa Família, informar o número do cartão do benefício.

Pessoas com dificuldades de acesso à internet ou que necessitarem de auxílio para fazer a inscrição no sistema podem procurar as secretarias das unidades escolares no horário regular de funcionamento da rede (7h às 11h30 e 13h às 17h), onde serão auxiliadas a efetuar a inscrição. Para isso, é necessário ter em mãos toda a documentação mencionada nesta matéria.

Dúvidas sobre qualquer etapa do processo poderão ser sanadas pelo telefone da Central de Matrículas, no número 3545-5949.

Compartilhar em:

Notícias em alta