Hoje é 30 de outubro de 2024 08:36

Prefeitura de Aparecida de Goiânia decreta ponto facultativo no Dia do Servidor

Prefeito tomou decisão oposta do Governo estadual, que moveu o feriado para dia 1° de novembro para tentar diminuir abstenções na eleição de domingo
Serviços essenciais continuarão funcionando normalmente em Aparecida, mas repartições públicas devem estar fechadas no feriado // Foto: Reprodução

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira, 28 de outubro, em celebração ao Dia do Servidor Público. Com isso, as repartições públicas municipais estarão fechadas, exceto os serviços essenciais, que continuarão funcionando normalmente. 

Serviços considerados essenciais, como os de segurança pública, emergências em saúde com atendimento 24 horas e a coleta de lixo, não terão suas atividades interrompidas. Dessa forma, a população poderá contar com esses atendimentos mesmo durante o ponto facultativo.

A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que a Central de Imunização manterá seu funcionamento normal. No sábado (26/10), a unidade abrirá das 7h30 às 13h e, na segunda-feira (28), funcionará das 7h30 às 18h30. Localizada na Rua São Domingos, no Centro, em frente ao Centro de Ensino em Período Integral Machado de Assis, a Central continuará ofertando vacinas de rotina e doses de reforço para diferentes públicos.

O ponto facultativo do Dia do Servidor é previsto no artigo 244 da Lei Complementar nº 003/2001, que regula o Estatuto do Servidor Público de Aparecida. A decisão do prefeito Vilmar Mariano foi oficializada por meio do decreto nº 891, publicado no Diário Oficial do Município. 

Governo de Goiás decretou mudança no feriado para evitar abstenções no 2° turno

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), transferiu o feriado do Dia do Servidor Público, originalmente marcado para 28 de outubro, para o dia 1º de novembro. A mudança foi oficializada pelo decreto nº 10.566, publicado em 8 de outubro, com o objetivo principal de reduzir as abstenções no segundo turno das eleições municipais, que ocorre no próximo domingo, (27/10), em três cidades goianas: Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis.

Na ocasião o governo estadual informou que a decisão segue uma tendência adotada por outros estados e prefeituras e visa incentivar a participação popular no processo eleitoral, permitindo que mais eleitores compareçam às urnas no domingo sem o impacto do feriado prolongado. 

O governo divulgou, em nota, que a alteração “foi uma decisão estratégica para ampliar a participação cidadã nas eleições”, especialmente considerando o alto índice de abstenção registrado no primeiro turno.

Dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) mostram que 290.868 eleitores de Goiás não compareceram às urnas na primeira etapa das eleições.

Compartilhar em:

Notícias em alta