Hoje é 21 de fevereiro de 2024 11:10
Hoje é 21 de fevereiro de 2024 11:10

Prefeitura de Aparecida de Goiânia investe R$ 49 milhões na instalação de radares redutores de velocidade

Objetivo da medida é o controle da velocidade dos veículos nas ruas e avenidas de maior fluxo em diferentes bairros do município
Na imagem o radar instalado na Avenida São Paulo, na Vila Brasília, que ainda está em período de testes // Foto: Portal Notícias Goiás

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública está promovendo a instalação de radares redutores de velocidade em ruas e avenidas de grande fluxo de veículos em diferentes bairros da cidade desde o ano passado. 

Em entrevista à reportagem do Portal Notícias Goiás, o secretário Executivo de Mobilidade e Trânsito, Avelino Marinho, falou sobre a instalação dos radares em Aparecida de Goiânia. “Estudos indicam que a cada radar instalado evitamos em média 34 acidentes. Os radares instalados na cidade que estão com a placa escrita ‘teste’ ou ‘período educativo’ ainda não estão em funcionamento, não estão autuando os condutores. Estamos aguardando a aferição do Inmetro e a instalação elétrica da Equatorial para funcionarem. É importante que a comunidade fique atenta aos novos limites de velocidades de cada uma das vias quando esses radares começarem a funcionar. Lembrando que aqueles radares que não tem as placas citadas já estão autuando, ou seja, já estão em funcionamento”, alertou.

Sobre as formas do cidadão que se sentir injustiçado por levar uma multa, recorrer e anular a punição, em qualquer situação na cidade, Marinho explicou os caminhos legais para se fazer uma contestação. “É um direito do cidadão. Se achar que foi injustiçado em uma autuação de multa ele pode procurar nossa sede no setor Village Garavelo para protocolar seu recurso na tentativa de anular essa multa tomada. Cada recurso será avaliado prontamente pelos nossos julgadores”, destacou.

O secretário também fez um alerta relacionado aos cuidados no trânsito neste feriado de Carnaval. “Nós tivemos no final do ano passado, Natal e Ano Novo, um período com muitos acidentes com várias vítimas fatais e com sequelas irreversíveis nas rodovias goianas. Recomendamos responsabilidade na condução de seus veículos nas vias urbanas e rodovias estaduais, federais e vicinais. A direção correta e prudente evita acidentes e preserva a nossa vida e a das outras pessoas”, alertou.


Os locais onde estão instalados os radares em Aparecida de Goiânia foram definidos a partir de estudos técnicos realizados pela pasta de mobilidade e o valor total da contratação da empresa que está fazendo o serviço de instalação dos equipamentos de fiscalização é de R$ 49.500.124,80. Os pagamentos pelos radares ocorrerão de acordo com os serviços executados. De acordo com a pasta de Segurança Pública os valores e os termos do contrato podem ser acompanhados pela população no Portal da Transparência do município que pode ser acessado clicando aqui.

Compartilhar em:

Notícias em alta