Hoje é 9 de janeiro de 2025 07:35

Prefeitura de Aparecida estabelece meta para recuperar todas as vias da cidade  

Parceria com a Polícia Penal de Goiás permite ampliar equipe de limpeza e aumentar frentes de trabalho
Prefeito Leandro Vilela promete cumprir compromissos de campanha no município mantendo a responsabilidade fiscal // Foto: Rodrigo Estrela

A prefeitura de Aparecida de Goiânia deu início a um projeto de recuperação da malha viária do município na manhã desta segunda-feira (8/1). O lançamento ocorreu na Avenida Frederico Grande, no setor Parque Real, mas as obras devem se estender para toda a cidade. Durante o evento, o prefeito Leandro Vilela (União Brasil) destacou que, ao reparar as ruas e avenidas danificadas, é possível melhorar o tráfego e a segurança dos condutores e pedestres.

“É precária a situação da infraestrutura de Aparecida, mas não só isso: a zeladoria, as finanças, enfim, está tudo precário, com dívidas do município que agora chegam a R$ 400 milhões. Aparecida, infelizmente, retrocedeu 16 anos em 3. Mas nós estamos aqui agora para fazer tudo com responsabilidade, planejamento e transparência”, afirmou.

O trabalho de recuperação da malha viária é coordenado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e conta com uma equipe de engenheiros civis e técnicos para garantir maior durabilidade dos reparos com a maior economia possível.

“Nós estamos gastando pouco e gastando bem. Olha só que a operação tapa-buraco não é jogar a massa de cima do caminhão como faziam rotineiramente em outros momentos”, explicou o prefeito.

O prefeito explicou que nove equipes percorrem diferentes regiões da cidade, como Vila Brasília, Jardim Tiradentes e Veiga Jardim, com o intuito de cobrir todo o município em 90 dias. O secretário de Infraestrutura, Alberto Soubihe, afirmou que a meta é fazer com que todos os buracos sejam tapados.

“Nós estamos colocando todos os esforços da Prefeitura para atender a população, o nosso usuário, que hoje está andando nessa buraqueira que foi deixada para nós pela gestão antiga; vamos tentar e conseguir, nos próximos meses, deixar uma Aparecida sem buraco”, informa o secretário.

Além da recuperação viária, a Prefeitura também realiza ações de recapeamento e limpeza urbana. Na Avenida J-2, no Papillon Park, estão em andamento obras de recapeamento no trecho sob o viaduto que liga o setor ao Veiga Jardim. Prevista para ser concluída até sábado (11/1), a intervenção promete melhorar significativamente o trânsito local.

Simultaneamente, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano realizam a limpeza de vias públicas e a instalação de ecopontos para coibir o descarte irregular de lixo.

Parceria com Polícia Penal de Goiás amplia equipe de limpeza na cidade

A prefeitura implementou ainda uma colaboração com a Polícia Penal do Estado de Goiás para ampliar a equipe de limpeza. Segundo o prefeito, essa ação irá permitir que as frentes de trabalho sejam ampliadas.

“Já temos dezenas de equipes nas ruas e agora, com essa parceria firmada, aumentaremos nosso alcance e logo em breve deixaremos Aparecida limpa e dando orgulho a seus moradores novamente. A parceria com a Polícia Penal mostra que, juntos, podemos trazer resultados ainda maiores para nossa comunidade”, destacou o prefeito.

O diretor-geral da Polícia Penal, Josimar Pires, explica que os reeducandos já realizam atividades laborais no complexo prisional onde cumprem penas no regime fechado ou semiaberto.

“O uso da mão de obra dos custodiados gera benefícios mútuos. Promovemos a limpeza urbana e a reintegração social, ao mesmo tempo em que melhoramos o bem-estar da população. É um modelo que queremos expandir para outras regiões do Estado”, informou.

O projeto busca ainda ampliar a inserção da mão de obra carcerária em outras áreas do município através de um convênio com a Secretaria de Alternativas Penais.

“Além de mantermos Aparecida mais limpa e organizada, estamos oferecendo oportunidades para os reeducandos se reintegrarem à sociedade por meio do trabalho. É hora de arrumar a casa e avançar com projetos que fazem a diferença na vida da nossa população”, concluiu Vilela.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta