Hoje é 20 de setembro de 2024 00:56

Prefeitura de Aparecida terá 101 totens eletrônicos de segurança nas ruas

Na solenidade para assinatura da ordem de serviço, o prefeito Vilmar Mariano também anunciou a promoção e progressão de salários dos agentes da GCM e a entrega de cinco novos carros para a corporação
Prefeitura de Aparecida terá 101 totens eletrônicos de segurança nas ruas. Foto: Prefeitura de Aparecida de Goiânia/Claudivino Antunes

Aparecida de Goiânia será a primeira cidade de Goiás com esse moderno sistema de patrulhamento instalado. Na tarde desta quarta-feira (15/05), o prefeito Vilmar Mariano assinou a ordem de serviço para a colocação de 101 totens de segurança que ficarão em locais com grande movimento de pessoas. A entrega está prevista para acontecer em três etapas, sendo que a primeira deve ser concluída em até 90 dias.

Na solenidade em que o projeto foi anunciado, também foi declarada a promoção e progressão de salários dos agentes da Guarda Civil Municipal, além da entrega de cinco novas viaturas para o serviço de segurança da cidade. “Nós temos que dar condições para a nossa guarda municipal. E vou dizer, a nossa guarda municipal é a melhor guarda municipal do país”, afirmou o prefeito em entrevista.

O investimento total na nova implantação dos totens e sua locação ao longo dos 12 meses subsequentes é de R$ 22,1 milhões. Parte desse dinheiro foi desembolsado pela prefeitura e a outra foi repassada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governo Federal, por emendas direcionadas pelo deputado federal Rubens Otoni (PT) e ex-deputado federal Elias Vaz.

Representando o ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Ricardo Lewandowski, o ex-deputado federal e secretário de Assuntos Legislativos do ministério, Elias Vaz, afirmou que Aparecida de Goiânia está indo na direção certa com essa iniciativa. “Está dentro do que o Ministério da Justiça prevê para o país, nós precisamos integrar as forças, integrar com um serviço de inteligência. Nós estamos agregando aí a questão tecnológica que objetivamente vai refletir em uma segurança pública de qualidade”, comentou Elias Vaz.

Segundo o secretário Municipal de Segurança Pública de Aparecida de Goiânia, Coronel Marreiros, o equipamento vai contribuir para o monitoramento e fazer com que a população se sinta protegida. “São totens tecnológicos que irão agregar na segurança pública de Aparecida de Goiânia, com atendimento emergencial de pronta reação assim que o cidadão acionar ali, a nossa central de inteligência estará pronta para despachar, não só atendimento da polícia militar e da guarda municipal, mas também para os bombeiros para toda a segurança integrada de Aparecida de Goiânia”, explicou o secretário.

Fernanda Sousa é psicóloga e sempre morou no município, ela acredita que os totens podem ajudar no patrulhamento e deixar as pessoas mais tranquilas. “Isso vai trazer uma sensação de segurança e tranquilidade, né. Porque tem mais suporte para recorrer, e lugares para se sentir mais seguros”, afirmou a psicóloga.

“Caso a pessoa se sentir insegura, basta acionar o botão de emergência instalado no totem, realizando uma chamada para o agente que estiver operando as câmeras de dentro do Centro de Inteligência Tecnológica (CIT) da cidade. A ocorrência será registrada e, imediatamente, uma equipe de policiais será deslocada até o local indicado pela vítima para o atendimento imediato”, disse Vilmar Mariano.

Os dispositivos têm quatro metros de altura, com uma estrutura blindada e equipada com sirenes, câmeras de monitoramento que captam 360° de forma simultânea e um botão de áudio que conecta o cidadão diretamente com o Centro de Inteligência Tecnológica (CIT) para que ele possa pedir ajuda e ser atendido de forma eficiente. Os totens ainda contam com um alarme sonoro, alto-falante de grande alcance e localizador em tempo real.

A tecnologia pode ajudar também na busca por foragidos da justiça, bem como carros roubados ou ações suspeitas nas proximidades dos locais da instalação. O sistema de inteligência artificial possui reconhecimento facial e de placas veiculares podendo direcionar a ocorrência para um agente assim que ela for captada.

Operando 24 horas por dia, o equipamento tem ainda um sistema antivandalismo, com um alarme que é acionado frente a qualquer tentativa de depredação. O dispositivo ainda irá funcionar para transmitir avisos e mensagens educativas como campanhas de conscientização, alertas e eventuais situações de emergência.

Compartilhar em:

Notícias em alta