A prefeitura de Goiânia fez na manhã desta segunda-feira (20/1) a abertura oficial do ano letivo de 2025. Os estudantes receberam um kit de material escolar do programa AlfaMais Goiás e teve o lançamento da campanha “Tem que Parar”, voltada para a segurança no trânsito nas áreas escolares. O prefeito Sandro Mabel (União) prometeu zerar o déficit de vagas na pré-escola.
“Não tem menino que vai ficar sem material escolar. Então hoje temos a alegria de abrir o ano letivo em todas as nossas escolas. O número de vagas aumentou, já criamos quase três mil vagas para o ensino infantil neste início de ano. Nossa meta é zerar o déficit ainda no primeiro semestre”, afirmou Mabel, em cerimônia na Escola Municipal de Tempo Integral Professora Lousinha, no Residencial Itamaracá.
O prefeito falou também sobre a adaptação dos horários dos Cmeis para atender melhor as mães, permitindo a entrada mais cedo e a saída mais tarde das crianças, com o objetivo de atender às necessidades das famílias e cuidar da população de Goiânia.
“Aos poucos vamos fazer nas nossas unidades, receber as crianças um pouquinho mais cedo, entregar um pouquinho mais tarde para a mãe que necessita de tempo para buscá-las”, disse.
A vice-prefeita Coronel Cláudia destacou a importância de as crianças aprenderem e aproveitarem cada momento juntas, enfatizando que cuidar delas é cuidar do futuro, com o apoio da escola, das famílias e da comunidade.
Segundo a prefeitura, os kits de material escolar entregues aos alunos da rede municipal fazem parte das ações do programa AlfaMais Goiás, lançado pelo Governo de Goiás em 2022, com o objetivo de garantir a alfabetização de todas as crianças na idade certa e executado em regime de colaboração entre o Estado e a Capital goiana.
“Todas as crianças devem ter o mesmo direito, com materiais e uniformes completos nas escolas”, destacou Mabel.
Secretária busca convênios com escolas particulares
A secretária de Educação, Giselle Faria (foto), destacou os esforços para ampliar vagas e melhorar a infraestrutura, mencionando a oferta de 1,5 mil vagas extras e 2,5 mil vagas ociosas, com ações de mapeamento regional para atender as famílias.
“Para as crianças que ainda estão na fila, estamos em fase de convênios com escolas particulares, garantindo que nenhuma fique sem estudar. Também estamos trabalhando na conclusão de obras em escolas para ampliar as vagas ainda no primeiro semestre”, explicou.
A diretora Anellyese Bovo Limonta destacou a preparação da Escola Professora Lousinha para receber os alunos, enfatizando a importância de deixar o ambiente bonito e acolhedor para o início do ano letivo.
O prefeito Mabel também falou do trabalho de adaptar os horários de funcionamento das unidades de Cmeis para atender as mães. “Nós estamos adaptando o horário da escola ao horário da mãe. Aos poucos vamos fazer nas nossas unidades, receber as crianças um pouquinho mais cedo, entregar um pouquinho mais tarde para a mãe que necessita de tempo para buscá-las. A nossa visão é cuidar da população de Goiânia”, destacou.
Campanha para conscientizar motoristas
Paralelamente à abertura do ano letivo, a campanha “Tem que Parar” foi lançada com o objetivo de reforçar a segurança no trânsito nas proximidades das escolas. De acordo com o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, a prioridade é conscientizar os pais e motoristas sobre a importância de respeitar as faixas de pedestres.
As ações da campanha abrangem escolas de toda a cidade e incluem orientações sobre filas duplas, uso correto de cadeirinhas e equipamentos de segurança.
“O primeiro ponto de alerta é o respeito à faixa de pedestres. Revitalizamos a sinalização, melhoramos as escolas para mais segurança, verificamos o transporte escolar e orientamos os pais sobre práticas seguras”, explicou o secretário.
Vereadores apontam avanços
Nos primeiros dias da gestão do prefeito Sandro Mabel, a educação tem sido destacada como prioridade. O vereador Wellington Bessa enfatizou o investimento de R$ 19 milhões destinados às unidades educacionais e à estrutura para alunos, incluindo uniformes e materiais escolares, reafirmando o compromisso com a emancipação e oportunidades por meio da educação. Já o vereador Welton Lemos destacou a importância da educação como base para o desenvolvimento social, elogiando o foco inicial da gestão nesse setor.
Outros vereadores também reconheceram os avanços. Heyler Leão ressaltou a meta ambiciosa de criar 10 mil vagas de Cmei até julho, destacando a coragem do prefeito. Bruno Diniz apelou aos pais para se envolverem ativamente na educação dos filhos, enquanto Dr. Gustavo destacou a parceria entre o município e o estado para melhorar a qualidade de ensino, reforçando a importância da escola como ponto de partida para o futuro das crianças.