Hoje é 29 de fevereiro de 2024 01:35
Hoje é 29 de fevereiro de 2024 01:35

Prefeitura de Goiânia entrega revitalização do CMEI Nion Albernaz e anuncia novas obras em 2024

Sediado no Jardim América unidade de ensino pré-escolar ampliou sua capacidade de atendimento para 250 vagas; Secretário de Educação falou sobre os projetos para 2024
Entre as intervenções realizadas estiveram também a construção de um refeitório e a revitalização de três salas de aula // Foto: Ascom Prefeitura de Goiânia

Na manhã desta segunda-feira, dia 11, o prefeito Rogério Cruz realizou a entrega oficial das obras de revitalização do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Nion Albernaz, que fica no Jardim América, instituição beneficiada que ampliou sua capacidade de atendimento, passando de 155 para 250 vagas.

A iniciativa incluiu diversas adaptações nos espaços do CMEI, sendo viabilizada por meio da verba anual do Programa Escola Viva. Foi construído um refeitório, revitalizadas três salas de aula (duas delas com banheiro, espaço de banho e lactário), pintura de todas as salas de aula e muros, construção de uma rampa de acessibilidade para a horta, e implementação de outras melhorias estruturais em diferentes espaços da unidade.

Entrevistado durante o evento pela reportagem do Portal Notícias Goiás, Rogério Cruz falou sobre as novidades que o Paço Municipal planeja para a pasta da Educação no próximo ano. “Continuamos com esse objetivo de reduzir a fila de espera abrindo novas salas de aula. No início do ano iremos inaugurar um Cmei na Vila Santa Helena e no Residencial Barravento e teremos obras que serão retomadas em 2024”.

Também presente no evento, o vereador Anselmo Pereira (MDB) elogiou a iniciativa da prefeitura e destacou o compromisso da gestão municipal em reduzir a fila de espera por uma vaga. “Essa requalificação do Cmei Nion Albernaz é uma das muitas obras que a Prefeitura de Goiânia está fazendo para atender nossas crianças. Estamos avançando para não deixar nenhuma criança fora da sala de aula”, reforçou.

No dia 5 de dezembro último, foi inaugurada a reforma e ampliação do CMEI Jardim América II, proporcionando um acréscimo de 18 vagas para a Educação Infantil, totalizando agora 114 vagas disponíveis para a comunidade da região do Jardim América.

“O prefeito tem nos cobrado investimentos na Educação”, diz Rodrigo Caldas

Prefeito discursa durante solenidade de entrega da reforma à comunidade escolar nesta manhã

Também entrevistado pela reportagem do Portal NG, o secretário municipal de Educação, Rodrigo Caldas, ressaltou o compromisso da gestão em reduzir a fila de espera de quem precisa de uma vaga e de também dar suporte para as crianças matriculadas na rede de ensino municipal. 

“O prefeito tem nos cobrado investimentos na Educação. Hoje estamos aqui entregando a ampliação deste equipamento público e estamos trabalhando no processo licitatório para dar continuidade a 12 obras inacabadas e outras 10 que serão iniciadas a construção em 2024”, destacou. 

Sobre o período de matrículas para 2024, que está em andamento com a pré-matrícula, o secretário reconheceu os transtornos do ano anterior e reforçou a preparação para que haja o mínimo de contratempos para as famílias que queiram inscrever suas crianças no sistema. 

“Fizemos inúmeras simulações com nosso departamento responsável pelo sistema para evitar os transtornos que tivemos no ano anterior. Considerando o crescimento de pais que procuram se inscrever na nossa rede todos os anos, estamos alinhados com a Secretaria de Tecnologia para dar suporte a todos que se inscreverem a partir dos dias 8 a 11 de janeiro para que não tenhamos transtornos”, explicou.

Caldas também falou sobre inclusão social e o planejamento para acolher e atender crianças com diferentes necessidades de atendimento no processo de aprendizagem no dia-a-dia escolar. 

“Temos um olhar de cuidado para dar às nossas crianças os espaços adequados em seu processo de aprendizagem. Outro desafio que temos é o da inclusão escolar. Hoje nós temos aproximadamente 3,5 mil crianças que recebem atendimento especializado, o que às 54 salas de aula adaptadas e com a supervisão do nosso departamento de inclusão estão dando aporte para essas crianças em seus processos de ensino e aprendizagem. Temos a meta de dobrar a quantidade de crianças atendidas nessa modalidade de ensino. Vamos abrir ainda neste mês 10 salas multifuncionais e estamos trabalhando para inaugurar duas salas multissensoriais até fevereiro do ano que vem”, projetou.

Programa Escola Viva

Com o recurso de 2022/2023 do Programa Escola Viva, a Prefeitura de Goiânia investiu R$ 33 milhões em reformas de escolas e Cmeis. Diretores e gestores das unidades podem com o dinheiro realizar a manutenção periódica da estrutura elétrica, hidráulica, reparos em calhas, telhados e muros, além da pintura predial.

Compartilhar em:

Notícias em alta