A Prefeitura de Goiânia iniciou nesta segunda-feira (6/1) a instalação de radares de velocidade e controladores semafóricos na cidade. A intervenção, gerida pela Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito, começou pela Região Norte da cidade, no cruzamento da Avenida Perimetral com a CM-12, no Setor Cândida de Moraes, sentido leste-oeste.
Nos próximos 12 meses, outras 602 faixas de tráfego devem receber os equipamentos de monitoramento. Conforme previsto no Termo de Referência do Edital de Licitação, a Região Sul é responsabilidade do Consórcio Anhanguera, e a Região Norte do Consórcio Fiscaliza Gyn. Além disso, o projeto também prevê a criação de uma central de controle e monitoramento dos radares, que será implementada pelo Consórcio Anhanguera.
A previsão da prefeitura é realizar a instalação de forma gradual, entregando um equipamento por dia. Entretanto, para minimizar o impacto no tráfego local, as intervenções serão feitas durante a noite e, nesta quarta-feira (8/1), os serviços acontecerão na Avenida Universitária.
Após a instalação, as empresas responsáveis irão solicitar a perícia do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para que o equipamento seja aferido. O funcionamento é permitido somente após a validação, e a expectativa da administração é que os radares estejam em atividade até uma semana após a validação.
Os radares em Goiânia estavam desligados há sete meses, após a empresa responsável pela manutenção e operação dos equipamentos os desativar por falta de pagamento pela última gestão. Segundo a Prefeitura de Goiânia, a implementação dos radares tem como objetivo melhorar a segurança no trânsito e reduzir acidentes, garantindo maior fluidez nas vias urbanas.