Hoje é 4 de janeiro de 2025 20:15

Prefeitura de Goiânia lança programa para dar fluidez ao trânsito

Prefeito Sandro Mabel anunciou que pretende desobstruir 100 km de avenidas prioritárias em até 100 dias para reduzir os congestionamentos em 30% e elevar a velocidade média para 20 km/h
Primeiras alterações no trânsito anunciadas pela Prefeitura de Goiânia serão feitas em Campinas, Centro, Setor Oeste e Setor Bueno // Foto: Alex Malheiros

A Prefeitura de Goiânia lançou, na quinta-feira (2/1), o Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, que tem como objetivo melhorar o trânsito e priorizar o transporte coletivo na cidade. A Avenida Jamel Cecílio foi escolhida pela administração como corredor piloto do projeto, que prevê intervenções em 250 quilômetros de vias nos próximos 18 meses. Nos primeiros 100 dias, serão desobstruídos 100 quilômetros em 10 corredores prioritários, incluindo as avenidas 24 de Outubro, Independência, Castelo Branco e T-10.  

O programa integra a política de Nova Mobilidade, que busca reorganizar o fluxo viário e reduzir congestionamentos. Segundo o prefeito Sandro Mabel (União Brasil), a iniciativa é uma medida para modernizar a mobilidade urbana, priorizando o transporte público e a segurança de pedestres, ciclistas e motociclistas.  

Na Avenida Jamel Cecílio, que conecta o Shopping Flamboyant à Avenida 85 e possui grande volume de tráfego, serão realizadas intervenções em 14 trechos ao longo de 4,4 km. As obras nas vias listadas incluem a implantação de uma terceira faixa, ajustes na geometria viária, reprogramação de tempos semafóricos, remoção de semáforos redundantes e obstáculos como caçambas e tachões, restrição de estacionamentos, sinalização para conversões livres à direita e modernização da sinalização horizontal e vertical.  

O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio de Abreu, informou que a velocidade média no corredor Jamel Cecílio, atualmente de 15,2 km/h nos horários de pico, deve subir para 20 km/h com as medidas, reduzindo os congestionamentos em até 30%. As intervenções também serão acompanhadas de avanços tecnológicos, como semáforos inteligentes, monitoramento por câmeras e a implantação da Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT).  

Sandro Mabel destacou que a prioridade será o transporte coletivo, com a implementação de semáforos que favorecem ônibus em corredores como o BRT Norte-Sul. Além disso, motocicletas poderão utilizar corredores de ônibus em pontos estratégicos da cidade a partir de segunda-feira (6/1). Nos próximos meses, será ampliado o número de conversões livres à direita para aumentar a fluidez no trânsito.

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