A partir da próxima segunda-feira (6/1), motociclistas em Goiânia poderão circular pelos corredores exclusivos de ônibus em diversas avenidas da capital. A mudança faz parte do Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, adotado pela gestão do prefeito Sandro Mabel (União Brasil) como uma forma de melhorar o fluxo de veículos na cidade.
A medida foi aprovada com regras rígidas para garantir a segurança dos motoristas. É proibido o embarque ou desembarque de passageiros nos corredores. Além disso, a entrada de motos será permitida somente em trechos com faixas seccionadas ou nos cruzamentos.
A implementação do programa começou na última quinta-feira (2/1) com intervenções na Avenida Jamel Cecílio. O projeto, que integra a política Nova Mobilidade, prevê obras em 250 quilômetros de vias nos próximos 18 meses.
Segundo Mabel, a decisão de permitir motocicletas em corredores de ônibus será acompanhada por um levantamento de dados sobre acidentes, antes e depois da medida, para avaliar sua eficácia.
“Estamos confiantes de que, com cautela, teremos menos acidentes do que com motos circulando entre os carros”, afirmou o prefeito, que também pediu responsabilidade aos motociclistas ao entrarem e saírem das faixas.
Especialistas, no entanto, alertam para os desafios de convivência entre ônibus e motos nos corredores. William Morais, instrutor do Sest/Senat, destacou os riscos dos pontos cegos, comuns em veículos de grande porte, e a necessidade de maior atenção dos motoristas de ônibus.
“O motorista vai precisar redobrar os cuidados. Da mesma forma, o motociclista deve evitar ficar em pontos cegos e procurar ser visto”, recomendou William. Ele reforçou a importância de evitar manobras arriscadas, como circular na lateral de veículos grandes ou entrar em curvas próximas a eles.
Veja os corredores de ônibus liberados para motociclistas:
- Avenida T-63
- Avenida T-7
- Avenida T-9
- Avenida 85
- Avenida Universitária
- Rua 10
- Avenida Assis Chateaubriand